Área de Concentração: Comunicação Intercultural nas Organizações
Desenvolve pesquisas voltadas para solucionar problemas de comunicação em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, com foco nas práticas interculturais. A comunicação intercultural envolve o compartilhamento e a troca de informações entre organizações, comunidades e indivíduos de diferentes culturas, englobando o uso de linguagens, comportamentos organizacionais e a expressão de identidades, valores e crenças.
I. Empreendedorismo e Comunicação Intercultural
Estuda as relações entre ações empreendedoras e comunicação intercultural no contexto organizacional, com foco na formulação e implementação de políticas organizacionais baseadas na interculturalidade, utilizando a comunicação estratégica e indicadores como ODS, ESG e EDI.
II. Produção de Narrativas Interculturais
Voltada para o estudo e experimentação de linguagens e narrativas em contextos de mediações que envolvem diferentes conjuntos de convenções sociais e culturais, com o objetivo de analisar, criar e implementar estratégias de comunicação que integrem diversas linguagens, narrativas, discursos e meios.
II. Interculturalidade e Cidadania
Contribui para estudos voltados à promoção das relações interculturais nas organizações, com ênfase na compreensão do papel dos agentes e no desenvolvimento de práticas que respondam a novas demandas sociais, na gestão de conflitos comunicacionais, no ativismo cultural e nos discursos ambientais.