Na edição de 2023 do relatório anual The Future of Jobs, o Fórum Econômico Mundial aponta a digitalização e automação como fatores críticos para o surgimento e desaparecimento de ocupações até 2027. Foram analisados 673 milhões postos de trabalho, dos quais se espera que 83 milhões sejam extintos, enquanto 69 milhões devem ser gerados.
Relacionado a isso, existe a expectativa de adoção da Inteligência Artificial (IA) por quase 75% das empresas pesquisadas. Para metade das organizações, a IA gerará aumento da oferta de empregos, enquanto 25% esperam um cenário de perda. Entretanto, mesmo as profissões em alta apresentam o desafio da falta de capacitação tecnológica.
Segundo o documento, desenvolver-se nesse tipo de habilidade, “especificamente em IA e Big Data, se tornará mais importante e as estratégias de habilidades das empresas se concentrarão nisso nos próximos cinco anos”. Para 42% das empresas pesquisadas, treinamentos sobre inteligência artificial e big data serão prioridade, atrás apenas de duas soft skills: pensamento analítico (48%) e pensamento criativo (43%).
Quanto às profissões do futuro, são algumas: especialistas em IA e Machine Learning; analistas de segurança da informação; especialistas em sustentabilidade; analistas de Business Intelligence (BI) e especialistas em transformação digital.
Leia a matéria na íntegra para saber mais e conhecer as demais profissões do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial. Acesse o site da revista digital Exame: https://exame.com/carreira/estas-sao-as-10-profissoes-do-futuro-segundo-estudo-do-forum-economico-mundial/.