Como o currículo do Novo Ensino Médio é aplicado no Mackenzie?

Compartilhe nas Redes Sociais
Imagem mostra um menino adolescente de lado,  com uma caneta nas mãos escrevendo em uma apostila.
Conheça as iniciativas dos Colégios Presbiterianos Mackenzie 

06.07.2021


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu uma nova estrutura do Ensino Médio, com uma organização curricular mais flexível e com diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes. Além da Formação Geral Básica com componentes já conhecidos como Língua Portuguesa, foram implementados os Itinerários Formativos – Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento Acadêmico.

A partir de uma pesquisa feita com base nos interesses dos estudantes dos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM), unidades Brasília, São Paulo, Tamboré, Palmas e Instituto Cristão de Castro, foram elaborados os Itinerários, que dão a oportunidade de desenvolver projetos acadêmicos nas seguintes áreas de Conhecimento: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O Currículo do Instituto Cristão de Castro foi o único que trouxe para seus itinerários, uma Formação Técnica e Profissional (FTP).

Segundo a superintendente de Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Márcia Braz, o currículo do novo Ensino Médio ofertado pelos Colégios é a proposta de programa de formação escolar a ser desenvolvido pelos estudantes e professores do Mackenzie nessa etapa educacional.

O novo modelo curricular incentiva maior protagonismo estudantil, levando o aluno a empreender, investir em projetos pessoais e escolares de acordo com temas do seu interesse. “Isso é importante porque ao escolherem, os estudantes se engajam, produzem e participam ativamente de todo o processo com sentimento de realização e entusiasmo”, completa a superintendente. Entre algumas das iniciativas dos Colégios Mackenzie no itinerário das Eletivas estão a Produção Textual e programa MackEnem com o foco na preparação para os Vestibulares.

Enquanto o MackEnem foi criado por professores de todas as unidades com o intuito de elevar o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), oferecendo simulados, aulas específicas, lives temáticas e mentoria para execução da prova, a Produção Textual é uma eletiva orientada, desenvolvida ao longo dos três anos do Ensino Médio. De acordo com o assessor pedagógico do CPM Brasília, Ênio Fontes, a Eletiva visa consolidar e aprofundar habilidades de produção textual, adquiridas no percurso do Ensino Fundamental, além da preparação do estudante para processos seletivos, em especial o Enem.

O processo de produção de texto é norteado pelo livro de redação do Sistema Mackenzie de Ensino (SME) e desenvolve autocrítica, maturidade e autonomia dos estudantes nos atos de comunicação, além de refletir sobre o poder e o impacto da palavra, como explica Fontes.

“Hoje, não basta propiciar treino de redação para ‘passar no vestibular’: é preciso, além de desenvolver a técnica para esse fim, promover troca de ideias, reflexões, desenvolvendo o senso crítico dos jovens a respeito da responsabilidade envolvida em cada ato de comunicação (por exemplo, no repasse de fake news) e, sobretudo, a respeito da importância da coerência entre discurso e prática como um caro valor cristão”, pontua Fontes. 

Desenvolvimento pessoal 

Como a nova estrutura curricular implica em escolhas e autoconhecimento, o Projeto de Vida é necessário para acompanhar o estudante durante o processo de aprendizagem, além de promover e auxiliá-lo em seu o desenvolvimento. Como explica o professor do CPM São Paulo, Gabriel Leite Neres, são oferecidas ferramentas para que o aluno seja capaz de compreender o mundo do trabalho, regular suas próprias emoções e se autoavaliar. 

Segundo Neres, não basta apenas realizar um teste que aponte para uma direção, é necessário se conhecer, entender quais são seus valores, inteligências e “aquilo que o realiza enquanto ser humano ao mesmo tempo em que o dispõe para uma ação ética e consistente no mundo”, completa.

Ainda de acordo com o professor Neres, o valor do Projeto de Vida na formação dos alunos não diz respeito à escolha profissional ao final da jornada acadêmica, mas sim ao enriquecimento de suas crenças, valores e identidade moral. 

Em resumo, explica Ênio Fontes, a oferta de um currículo flexível favorece a aproximação das vivências proporcionadas no espaço escolar à realidade em que os jovens estão inseridos. “Considerando a existência das inteligências múltiplas, essa flexibilidade é muito saudável porque permite ao estudante canalizar sua energia para áreas em que tem (maior) facilidade e  interesse. O interesse, vale dizer, é o combustível para o ato de ensinar: é pouco ou nada produtivo ensinar algo a quem não quer aprender”, finaliza.

Conheça mais sobre o novo Ensino Médio: 

"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6