Curso de Medicina da Fempar faz parte do seleto grupo de escolas médicas acreditadas no Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais
Entre 392 escolas do país, somente 52 contam com a certificação internacional do CFM

14.08.2024


A Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar) faz parte de um distinto grupo composto por apenas 13% das escolas médicas do Brasil: as que possuem o certificado de acreditação do curso de Medicina, concedido pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM). A certificação é reconhecida pela World Federation for Medical Education (WFME), instituição composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente.

Segundo o CFM, das 392 escolas médicas brasileiras, somente 52 possuem a acreditação, após terem sido aprovadas em uma rigorosa avaliação a respeito do projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente, ambiente educacional, entre outros fatores. A certificação indica os cursos de medicina que têm a qualificação necessária para formar profissionais capacitados.

“Vivemos um período de abertura desenfreada de escolas médicas no Brasil, boa parte sem a competência necessária para uma formação de excelência. Por isso é fundamental o sistema de acreditação, para comprovar quais são os cursos que trabalham de maneira séria e são comprometidos com o aprimoramento constante”, destaca a diretora geral da Fempar, dra. Carmen Marcondes Ribas.

No último mês de julho, a diretora participou do I Encontro das Escolas Médicas Acreditadas, promovido em Brasília pelo CFM, com objetivo de criar uma rede de boas práticas educacionais para compartilhamento de experiências e iniciativas de sucesso.

Aperfeiçoamento

Concedida em 2021, a certificação da Fempar tem validade até 2027 e pode ser renovada por mais seis anos após nova avaliação. O processo estimula o contínuo aperfeiçoamento do curso, na missão de oferecer à sociedade um quadro experiente, qualificado e atualizado de profissionais de saúde, que colocam o cuidado do paciente acima do interesse próprio e que se comprometem a manter e desenvolver seus conhecimentos ao longo da carreira.

Na região sul do Brasil existem somente 8 escolas médicas acreditadas pelo Saeme, dado que reforça a relevância da certificação.