12.11.2021
O ensino de línguas estrangeiras e a imersão em outras culturas são fundamentais ao longo do processo educacional, considerando principalmente um mundo hiperglobalizado e com barreiras territoriais redefinidas pelo desenvolvimento tecnológico. Hoje, o cenário não se restringe apenas à comunicação com outras pessoas, o foco mudou para a capacitação dos estudantes para leituras mais precisas e completas dos universos e realidades que os cercam.
Embora o posicionamento no mercado de trabalho e a busca por uma faculdade no exterior seja, ainda, o que justifica o aprendizado de línguas estrangeira na maior parte dos casos, é importante destacar que a colaboração no processo de formação cidadã das crianças e adolescentes é cada vez mais preponderante. Principalmente devido à importância desse ensino como instrumento para expansão da zona de conhecimento para a assimilação de valores que não têm tradução em seu país de origem, e também para a formação da percepção crítica.
“Ou seja, o trabalho com outras línguas possibilita aos jovens uma experiência de vida mais elástica, visitando outros conceitos, padrões, reflexões, com protagonismo e maior variedade de conteúdos e comportamentos para acessar e assimilar durante o período de Educação Básica. As crianças e adolescentes ganham mais liberdade para conhecer outras histórias e perspectivas e compará-las com as vivenciadas aqui. Isso também é um elemento importante para o desenvolvimento da percepção crítica. Então, não se trata apenas de falar inglês, espanhol, alemão ou outra língua. É muito mais. É poder tatear, compreender o planeta com a própria cognição, por conta própria e com responsabilidade”, explica a coordenadora da Educação Internacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPM) Internacional, Érika Zaidan.
O Mackenzie está dedicado a este debate há 151 anos. Toda a rede tem origem cultural americana e entende a troca de conhecimentos entre as diferentes nações como fundamental para a evolução humana e cívica dos estudantes. Os planejamentos pedagógicos da instituição preveem projetos de internacionalização e ações que colocam crianças e adolescentes em contato direto com os modelos de vida em outros países.
Em Brasília, o CMPB está na vanguarda do ensino da língua inglesa nas salas de aula. A escola foi uma das primeiras do Distrito Federal (DF) a abrir um segmento específico para a dupla habilitação. Os alunos e suas famílias podem optar por uma formação com diploma válido no Brasil e nos Estados Unidos da América. Em sua própria unidade, a instituição possui o complexo educacional da Educação Internacional, onde os Mackenzistas experimentam de forma imersiva a rotina de um ambiente escolar americano, das disciplinas estudadas ao convívio com colegas, professores e com as regras próprias, que também são importadas.
“Brasil pela manhã e Estados Unidos à tarde, desde muito cedo. Temos programas para crianças pequenas e adolescentes já próximos do encerramento do ciclo escolar. Eles verificam, analisam e estudam as duas culturas, formas de aprender, de ensinar, de compreender e assimilar os conteúdos. E isso os provoca a pensar em soluções para problemáticas do cotidiano, porque eles estão avaliando o mundo com olhares de dois países, que têm trajetórias históricas muito diferentes. Por isso, acabam, também, complementando ideias e propostas, que podem não ter nada a ver com a língua inglesa ou com a língua portuguesa, mas dialogam, na essência, com um mundo moderno e com menos barreiras”, complementa Erika.
A Educação Internacional do CPMB, hoje, conta com quatro programas, o Mack Kids, o Mack School, o Middle School e o High School, apresentados a seguir:
Mack Kids
Para atender às demandas educacionais internacionais, o CPMB implantou em 2018 o Ampliado Bilíngue, que consiste em um programa de imersão na língua inglesa. A proposta é oferecida para crianças a partir de 3 anos até o 4º ano do Ensino Fundamental I.
A metodologia consiste em estimular o protagonismo do estudante numa aprendizagem significativa e criativa, com temas relevantes para cada faixa etária. Os alunos são incentivados a desenvolver seus conhecimentos nos Learning Centers (estações de aprendizado) ou através de projects (projetos).
Os alunos do Mack Kids realizam as atividades do período regular no turno matutino. No período vespertino são oferecidos almoço e lanche, programa bilíngue, e acompanhamento pedagógico para a realização de tarefas de casa e estudo dirigido.
Horário de funcionamento: das 12h às 18h (todos os dias da semana).
Mack School - 5º ano
Em 2020, atendendo à demanda do Mack Kids, foi oferecido o Mack School - 5º ano, como transição para o Middle School. O Mack School consiste em um programa de imersão na língua inglesa onde são trabalhadas as habilidades de ler, ouvir, falar e escrever, utilizando tecnologia e projetos diversificados, e acompanhamento pedagógico na realização das tarefas e estudo dirigido do Ensino Regular.
Horário de funcionamento: das 14h20 às 18h10 (todos os dias da semana).
Middle School
O programa do Middle School, desenvolvido pela University of Missouri para alunos dos 6º aos 8º anos do Ensino Fundamental, utiliza um Currículo integrado de Ciências e Humanas criado pelo College of Education da University of Missouri, no qual aborda ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (S.T.E.A.M.), utilizando as quatro habilidades da língua: escutar, falar, ler e escrever.
As atividades envolvem os estudantes em propostas de resolução de problemas locais e globais. O currículo é baseado na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), que aponta o aluno como agente de mudança, com pensamento crítico. Os alunos que completarem com êxito o programa de Middle School do 8º ano receberão certificado da University of Missouri e terão admissão direta no programa High School, sem ter que fazer o exame de admissão. As aulas acontecem em duas tardes.
Horário e dias de funcionamento:
6 º ano e 7º ano – das 14h às16h10 nas terças e quintas
8º ano - das 14h às16h10 nas segundas e quartas
High School
O programa High School Mackenzie é uma parceria entre o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília e a University of Missouri, nos Estados Unidos. O programa oferece ao aluno a oportunidade de cursar o Ensino Médio norte-americano dentro da própria unidade do Mackenzie. Durante o High School, os alunos escrevem discursos, textos dissertativos e argumentativos, fazem debates e estudam matérias nas disciplinas de Literatura, Economia, Marketing, História e Saúde.
Na sala de aula, o aluno se comunica exclusivamente em inglês, oferecendo assim uma imersão no idioma. Os nossos professores são todos qualificados e experientes no ensino internacional. No final, o programa garante dupla certificação aos alunos que concluem o curso.