“Liderança é uma construção, exige tempo e autoconhecimento”

Compartilhe nas Redes Sociais
Sergio Sabino, eterno mackenzista, palestrou na recepção aos Alunos Ingressantes da Pós-graduação lato sensu 

09.08.2022 Para Sempre Mackenzista


No dia 04 de agosto, quinta-feira, às 19h, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a Recepção aos Alunos Ingressantes da Pós-graduação lato sensu para turmas presenciais e EaD com a palestra do mackenzista e diretor de Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de Negócios do escritório Machado Meyer Advogados, Sergio Sabino. Com o tema Liderar é preciso, mandar não é preciso, a palestra teve transmissão pelo YouTube e celebrou o início de um novo ciclo para os estudantes. 

De acordo com Sabino, a liderança exige tempo e autoconhecimento. “Entendam o setor em que vão atuar, como as pessoas agem, qual a cultura corporativa do seu segmento porque isso vai interferir no seu estilo de liderança”, diz. Para ele, inclusive, esses fatores podem determinar se você está no lugar certo para exercer esse papel de líder. 

Sabino destaca que liderar não é mandar, pois liderança não é sobre o exercício da autoridade, e sim sobre o exercício de servir e proporcionar algo maior, reconhecendo o significado e o valor das pessoas, inspirando e transformando este valor em combustível para alcançar os objetivos.  

“Liderança não é algo que você adquire, é um processo, uma construção. Ela pode ser aprendida, melhorada, mas depende mais das soft skills do que das hard skills nos seus estágios mais avançados”, afirma o palestrante da noite. 

O antigo mackenzista lembra que, em geral, as pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas e demitidas por seu comportamento. Ainda de acordo com ele, as soft skills mais requeridas atualmente são:  trabalho em equipe, capacidade analítica, resolução de problemas, comunicação e proatividade. 

“O tempo de desenvolvimento das suas capacidades de liderança vai variar de acordo com o seu perfil, sua forma de lidar com riscos e pressão, sua inteligência emocional, e o interesse que você tem em ajudar pessoas. Não existe uma fórmula mágica”, assinala Sergio Sabino. 

Como exemplo de como formar o seu estilo próprio de liderança, o diretor de Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de Negócios do escritório Machado Meyer Advogados tratou da sua trajetória de mais de 20 anos em empresas, exemplificando de que forma conseguiu desenvolver o seu autoconhecimento e outras habilidades para progredir e buscar seu perfil. 

“Em essência, as lideranças não podem achar que são infalíveis, perfeitas, esse é o grande erro, pois as pessoas não acreditam numa pessoa ‘impossível’. Liderar exige credibilidade e confiança”, acrescenta ele. 

Ao final da palestra, o mackenzista ainda respondeu questionamentos do público para aprofundar os pontos apresentados, numa dinâmica interativa e leve. 

Além de Sabino, participaram do evento por parte do Mackenzie: o pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; o coordenador da Educação Continuada, Fábio Ferreira Durço; o capelão universitário Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, que realizou o momento devocional do evento e esteve representando o reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie; além de diretores, professores, e alunos que participaram presencialmente e de maneira remota. 

Para conferir o evento completo, assista abaixo: