27.09.2021
O Ensino Médio é uma etapa cheia de decisões e descobertas. Além das atualizações no aprendizado, o percurso é um preparo contínuo para o início da vida profissional de cada um e o final se conclui em provas que podem definir em qual lugar o estudante estará nos próximos anos. É muita informação quando falamos para jovens de apenas 15 a 17 anos.
Levando em consideração esse momento importante, as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) preparam os adolescentes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os exames de vestibular durante todo o período escolar, por meio de simulados e de outras iniciativas, que visam ao bom desempenho dos adolescentes.
De acordo com o coordenador do 9º ano e Ensino Médio do CPM Brasília, Diogo Mendes Batista, os simulados contribuem de forma significativa, pois parte do sucesso dos estudantes está ligado ao treino, ao foco e à construção de estratégias de resolução de questões das provas por conhecerem “as regras do jogo”.
“Cada simulado tem suas características próprias. Treinar os tipos de questões, o tempo de prova, o controle emocional e exercitar as habilidades fará toda a diferença no sucesso do nosso aluno, além de oportunizar condições de redefinir as metas e estratégias para alcançar os resultados desejados em tempo hábil”, completa Batista.
No Mackenzie, os simulados são planejados de acordo com o calendário letivo de cada unidade e podem ser específicos para diferentes provas, como a FUVEST, o vestibular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o ENEM, dentre outros.
Os simulados ENEM são feitos pela plataforma Evolucional, especializada no ramo. Nela, o aluno tem acesso ao próprio feedback e consegue enxergar em quais áreas do conhecimento seu desempenho está melhor e em quais ele precisa de mais atenção, além de revisitar questões, acompanhando suas resoluções por vídeo ou texto, o que, segundo o assessor pedagógico do CPM São Paulo, Adriano Bareia, possibilita uma melhora de desempenho nos próximos simulados.
“O simulado irá ajudá-lo a saber se o caminho que ele está percorrendo está correto, e quais ações são necessárias para ele ajustar em seu percurso”, afirma Bareia, já que o tempo em que o aluno tem para realizar a prova é muito diferente do que ele está acostumado durante o processo avaliativo regular em seu colégio e, como as provas costumam ser mais longas, exigem mais concentração e bom condicionamento físico e mental. “Enfrentar essa situação mais vezes trará confiança ao aluno, que se sentirá melhor preparado para seus desafios”, completa.
A plataforma Evolucional oferece diagnósticos precisos para a escola e alunos, permitindo a intervenção estratégica e pedagógica, o que contribui para a melhora da performance no ENEM, como explica a coordenadora do Ensino Médio de Palmas, Marta Alves Silveira. Ela ainda defende que os resultados dos simulados levam a tomadas de decisões corretivas, ajudando a balizar o tempo e a tomar decisões assertivas.
Já para a coordenadora do Ensino Médio de Tamboré, Rita Maria Rafaini Lloret, por se tratar de um treino que replica as condições reais da prova oficial, o simulado - além de contribuir para avaliar o desempenho escolar do estudante, pontos fortes, fracos e elementos que devem ser aprimorados - contribuirá também para minimizar o desgaste físico e emocional.
Conheça outras iniciativas:
MackEnem
Oferecido em todas as unidades, o MackEnem foi pensado e construído por docentes mackenzistas para preparar os alunos para o momento do ENEM. São oferecidas aulas no modelo híbrido, com videoaulas de todas as áreas de conhecimento, atividades, fóruns e mentoria.
PASsei
Disponível na grade curricular da unidade de Brasília, o PASsei oferece os Aulões PAS/UnB e tem como objetivo preparar os estudantes para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) - processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB) realizado nos três anos de Ensino Médio.
MackVest
A atividade extracurricular do Colégio São Paulo prepara os alunos para os vestibulares das famosas universidades. Os alunos se inscrevem e participam de aulas semanais, com professores do colégio, realizam atividades preparatórias e tiram dúvidas sobre questões que já caíram nos grandes vestibulares.
Cursos e Grupos de Estudo
Fora do horário de aulas, os estudantes da unidade de Tamboré podem fazer parte do GENEM - Grupo de Estudos para o ENEM e Vestibulares; do GEA CURSINHO - Grupo de Estudos aplicados para Vestibulares; INTENSIVO, curso preparatório e de grupos de orientação de estudos, voltados para motivação, gerenciamento e organização de tempo na hora de estudar.