ChatMPB: Nome do programa da Rádio Cultura e Mackenzie é escolhido

Compartilhe nas Redes Sociais
Primeira edição vai ao ar no dia 23 de setembro, com foco no público jovem

18.09.2023 - EM Nossos Talentos

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Rádio Cultura Brasil lançam, no dia 23 de setembro, o ChatMPB, programa produzido por alunos do curso de Jornalismo da instituição de ensino. A atração é voltada para música brasileira e informação, ocupando seis horas semanais da programação da 77,9 FM, que também pode ser ouvida pelo app Cultura Play e pelo MackPlay. 
 
No ar aos sábados e domingos, das 12h às 15h, o programa traz a linguagem radiofônica em seus diferentes formatos. Com ênfase para a música brasileira, o ChatMPB une informação e entretenimento por meio de reportagens sobre comportamento e assuntos gerais. O foco é trazer ainda mais pluralidade e rejuvenescer a já valorizada audiência da Cultura Brasil.
 
De acordo com a estagiária e estudante da UPM, Camila Pacheco, a escolha foi para criar uma relação com inteligência artificial, como o chatGPT. “Representa algo novo, algo que jovens vão entender e pegar a referência, e colocamos com MPB, pois brinca com a Música Popular Brasileira, para mostrar que esse vai ser o nosso principal assunto, apesar de também trazermos novidades e outras questões para o programa”, aponta. Pacheco explica ainda que a ideia é apresentar ao público mais jovem os grandes nomes da MPB.  
 
Já Suelen Romani, outra estagiária, aponta que o nome e o conteúdo do programa apontam para a informação. “O nosso programa é a inteligência humana da relação rádio e ouvinte. Um meio de comunicação e um receptor de informações. O ChatMPB vai incentivar os ouvintes a buscar cultura e informações”, destaca.
 
Além das participantes já citadas, a equipe do ChatMPB ainda é formada pelos estudantes Bárbara de Oliveira, Bruna Marotta, Gabriel Belitz, Julia Miranda, Mariana Bruno e Maynara Mendes, e será supervisionada por professores do Mackenzie e profissionais da Cultura Brasil, sob o comando de Alexandre Tondella, diretor das Rádios Cultura Brasil e FM.
 
O projeto garante também aos alunos uma bolsa de estudos na Universidade e é remunerado por parte da Fundação Padre Anchieta (FPA). Divididos em grupos de quatro alunos, que se revezam a cada sábado e domingo, durante a semana os estudantes farão a curadoria completa dos temas que serão abordados no programa, bem como a produção das reportagens. E fecham o espelho na sexta, para o programa entrar ao vivo aos sábados e domingos.
 
Parceria
 
Duas importantes instituições voltadas para a Educação se unem nesta parceria inédita que garante a oito alunos de jornalismo a experiência de vivenciar o dia a dia de uma emissora de Rádio por meio do estágio que os prepara para o mercado profissional.
 
O pró-reitor de Extensão e Cultura do Mackenzie, Cleverson Pereira de Almeida, destaca a importância da união de forças das instituições. “O projeto será absolutamente vencedor, um projeto rico, envolvendo estudantes do nosso curso de jornalismo, para ter vivências na prática da Rádio Cultura Brasil. E, nesse sentido, a gente faz uma articulação com aquilo que a Fundação Padre Anchieta também acredita: a Educação e a Cultura”.
 
Já o vice-presidente Institucional da FPA, Carlito Camargo, ressalta o impacto do programa no público jovem. “O que a Rádio Cultura Brasil está procurando é o novo, a geração que virá. Como nos comunicamos com ela, como a gente a entende. O novo só entra quando deixamos espaço para eles chegarem e aprendermos com eles”, adiciona.

Anote na sua agenda: 23 de setembro estreia o ChatMPB! Não perca!