Mackenzistas são destaque em evento de computação na Colômbia

Compartilhe nas Redes Sociais
Professores e alunos apresentaram trabalhos e palestras no evento 

01.08.2024 - EM Nossos Talentos

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi bem representada por professores e alunos na décima edição das Jornadas Iberoamericanas de Interacción Humano-Computador 2024, realizado na cidade de Pereira, na Colômbia, entre 04 e 07 de junho.  
  
Um dos destaques foi a apresentação dos alunos Filipe Costa e Maisa Folgueral, do curso de Ciência da Computação, sobre o trabalho “Hola: Proposta de uma rede social para interação e sociabilização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, desenvolvido com a orientação da professora Valéria Farinazzo. O artigo produzido pelos estudantes será publicado como um capítulo do livro Springer Communications in Computer and Information Science.  
  
Outros quatro trabalhos desenvolvidos por mackenzistas também foram apresentados no evento: A serious game to improve recycling awareness and environmental education, dos alunos Artur Valladares Hernandez e Giacummo, Leonardo Borim Silva; Navegue Fácil: Promovendo Acessibilidade na Web Focada na População Idosa, de Mateus de Pasquali da Silva, Calebe de Sá Ferreira, Nicolas Pinsdorf e Thiago de Oliveira Aguirre; e Desenvolvimento de dispositivo vestível para uso em sessões de gameterapia para reabilitação da função manual, produzido por Bruno Frischer, Gustavo Eizono Cruz, Gustavo Hiroshi Yoshio, Victor De Marqui. 
  
Além disso, a professora Valéria Farinazzo Martins foi a chair da Sessão Principal da Jornada, e a professora Maria Amélia Eliseo foi chair da Workshop de Acessibilidade.  
 
As Jornadas Iberoamericanas de Interacción Humano-Computador 2024 têm o objetivo de incentivar a participação de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Iberoamérica, sobre a relevância tecnológica da Interação Humano-Computador (ICH). É organizado pela Red HCI-Collab, uma rede de colaboração entre professores, pesquisadores e estudantes para aprofundar conhecimento sobre informática com foco na ICH, no contexto dos países ibero-americanos.