O Edifício Mackenzie, prédio 1 do campus Higienópolis, completou 130 anos e na última quarta-feira, 16 de outubro, foi realizada uma comemoração pela data no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), que na ocasião, também celebrou seus 27 anos.
Símbolo da tradição mackenzista, o prédio foi projetado para abrigar a primeira Escola de Engenharia privada do país. Anos depois foi escolhido para sediar a gestão do Mackenzie, posteriormente a Chancelaria e, atualmente, o CHCM.
“O cérebro desta instituição é o Edifício João Calvino, o coração é a Capela Reverendo José Manoel da Conceição, e a alma é o Centro Histórico e Cultural Mackenzie, porque remete à tradição de 154 anos da instituição”, disse o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro.
Grangeiro também falou sobre a emoção que lhe causa atravessar as portas do Edifício e que “comemorar os 27 anos do Centro Histórico nesta edificação de 130 anos é um marco, que fica registrado não apenas nas fotografias e nos livros, mas na nossa memória”.
O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, parabenizou todo o trabalho de preservação do Edifício Mackenzie, feito pelo CHCM, e destacou que “nós não abandonamos a nossa história, somos uma instituição que comunica isso nas atitudes e, a partir disso, criamos o ser mackenzista. Tudo está por trás deste prédio e só agradeço a Deus por esses 130 anos”.
Como parte da comemoração, foi feita a abertura oficial e visitação à exposição Isto é Mackenzie – 130 anos do Edifício Mackenzie. A curadora do CHCM, Luciene Aranha, explicou que a exposição “é baseada em um tripé de ideias, sendo sobre a importância do prédio para o período de consolidação do Mackenzie, do bairro Higienópolis e, por fim, para a cidade de São Paulo”.
A exposição Isto é Mackenzie – 130 anos do Edifício Mackenzie é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h, mediante agendamento pelo e-mail chcm@mackenzie.br. Para conhecer detalhadamente a história e importância do Edifício Mackenzie, acesse aqui.
Participaram da comemoração: o membro do Conselho Deliberativo do IPM, Ernesto Herreira; o diretor de Educação do IPM, José Paulo Fernandes; a chefe de gabinete, Andrea Caraciola, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o antigo professor mackenzista, Marcel Mendes, e diretores e professores das unidades acadêmicas.