No dia 15 de outubro, celebramos aqueles que dão sentido ao mundo educacional: os professores. Eles formam opiniões, transformam realidades, despertam sonhos, ensinam e educam os profissionais que regerão a sociedade. Para comemorar o Dia dos Professores, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) reuniu os docentes para demonstrar a importância e o valor que eles agregam na vida de cada aluno que passa por seus ensinamentos.
O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, abriu o evento refletindo sobre como um professor pode marcar a vida de alguém. Ele destacou que os profissionais da educação não precisam necessariamente ter as melhores habilidades técnicas ou um vasto currículo; o que realmente torna alguém um bom professor é a sua autenticidade.
"Talvez eu enfatizaria a autenticidade. Não precisamos de uma linha de montagem de professores; precisamos de pessoas que sejam professores da forma como só elas conseguem, com suas limitações, mas também com suas potencialidades e seu jeito. Alguns de uma forma, outros de outra, mas, acima de tudo, com autenticidade."
Em seguida, o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, subiu ao palco e, em sua fala, reforçou a força da comunhão. "Vivemos muitos momentos desafiadores aqui na instituição. Digo isso porque enfrentamos essa realidade no dia a dia, especialmente nos momentos difíceis. É nesses momentos que percebemos o quanto Deus tem feito por nós, abençoando a vida de vocês e dando-lhes capacidade."
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, evidenciou o quanto o professor é importante na vida da universidade. "Vocês são essenciais para a nossa reitoria. Vocês têm feito um trabalho extraordinário e muito competente. Além dos ensinamentos técnicos necessários, vocês cuidam das pessoas, oferecem conselhos que precisam ser dados, sobre carreira e sobre a vida. Fazemos tudo isso porque queremos que nossos alunos se desenvolvam bem, cresçam, constituam famílias e sejam prósperos em suas vidas profissionais."
Por fim, o professor Fernando Pereira, do curso de Jornalismo, que estava presente no evento e foi um dos protagonistas do minidocumentário exibido em homenagem aos professores, compartilhou que este é seu último ano como docente do Mackenzie e como se sente em relação ao evento e à instituição. Ele começou dizendo que o evento foi memorável e, em seus 18 anos no Mackenzie, este foi o mais especial.
Pereira também comentou sobre seus sentimentos em relação à sua saída e deixou algumas reflexões. "São 18 anos de Mackenzie, um dos lugares mais incríveis onde já trabalhei. Eu construí uma história aqui, e o Mackenzie faz parte da minha trajetória e do meu coração”.
O professor de Jornalismo também deixou dicas. “Para os futuros professores e colegas já atuantes, estejam sempre com o coração aberto e dispostos a aprender. Como mencionei no documentário, nesses 18 anos eu não só ensinei, mas também aprendi muito com meus alunos. É fundamental estar sempre aberto para aprender e absorver”, disse.