A temporada de premiações do cinema 2023 já começou e no próximo domingo, dia 12 de março, acontece a 95ª edição do Oscar, promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Foram considerados os filmes lançados nos cinemas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, e cada uma das 24 categorias possui cinco indicados à estatueta dourada, com exceção de Melhor Filme, que possui dez indicados.
O coordenador e professor do curso de Jornalismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Hugo Harris, destaca o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, que lidera o número de indicações e “deve ganhar várias estatuetas, o que quebrará o jejum de premiados com várias vitórias. Nos últimos anos tivemos somente vitórias 'magras'”, diz.
Entre as faltas na premiação, o professor aponta as atrizes Viola Davis e Lashana Lynch, de Mulher-Rei; e Dolly de Leon, em Triângulo da Tristeza. “Mas a principal falta, para mim, foi a pouca valorização de Babilônia, que é um grande filme!”, afirma Harris.
Como funciona a votação para definir os vencedores?
De acordo com o professor, a votação de todas as categorias, exceto Melhor Filme, é por maioria de votos. Já na principal categoria da noite, os votos são preferenciais, isto é, os membros da Academia enviam a lista elencando seus favoritos, de um a dez. Cada colocação tem um peso e, consequentemente, vai eliminando os menos votados, até sobrar o vencedor.
“Geralmente, ganha o filme menos polêmico e que agrada mais à média. Esse é o único fator que pode estragar a festa de 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'”, aponta.
Os (possíveis) vencedores
O professor Hugo destaca que seus comentários misturam os filmes que ele acredita que ganharão, mas também os que gostaria que ganhassem. Confira as apostas para as principais categorias:
Melhor Filme: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
“Todas as premiações indicam que o vencedor será esse filme, que eu, particularmente, não apreciei muito. Considero um filme repleto de exageros e um humor peculiar que não me atraem, mas o apelo ao público, somado à excelente parte técnica e aos protagonistas carismáticos, fez a diferença. É relevante dizer que venceu o prêmio do sindicato dos atores (SAG) de melhor elenco, o que muitas vezes indica o vencedor de melhor filme, assim como a vitória do sindicato dos produtores”.
Melhor Direção: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo / The Fabelmans
“Os diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert, de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, surgem como favoritos após vencerem o prêmio do sindicato dos diretores. Porém, ainda acho que a Academia dará o prêmio para Steven Spielberg, por ‘The Fabelmans’”.
Melhor Ator: Brendan Fraser, em A Baleia
“Trata-se de um filme muito irregular e mal dirigido, mas Fraser brilha. Concorre muito perto com Austin Butler, em ‘Elvis’, mas a Academia muitas vezes leva em consideração os problemas pessoais do artista no momento de decidir. Fraser passou por problemas graves pessoais e profissionais, e está ressurgindo. Cabe dizer que ele venceu o SAG, que é muito importante”.
Melhor Atriz: Cate Blanchett, em Tár
“Até o final de fevereiro, tudo levava a crer que a vencedora seria a perfeita Cate Blanchett, em ‘Tár’. Porém, a vitória de Michelle Yeoh, em ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ no SAG, a coloca como uma grande concorrente”.
Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan, em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo / Barry Keoghan, em Os Banshees de Inisherin
“Acho que ninguém tira de Ke Huy Quan, que ganhou tudo até agora por 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'. Porém, o meu favorito é o promissor Barry Keoghan, por 'Os Banshees de Inisherin'”.
Melhor Atriz Coadjuvante: Angela Bassett, em Wakanda Forever
“Angela Bassett deve vencer, mesmo tendo perdido para Jamie Lee Curtis, de 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo', no SAG”.
Melhor Roteiro Original: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo / The Fabelmans
“'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo' venceu o sindicato dos roteiristas (WGA), e deve ganhar, ainda mais pela originalidade da história. Não gosto, mas reconheço seu valor e apelo. Para mim, o melhor roteiro original deveria ser 'The Fabelmans'”.
Melhor Roteiro Adaptado: Entre Mulheres / Nada de Novo no Front
"'Entre Mulheres' é o melhor roteiro, mas gosto muito da adaptação de 'Nada de Novo no Front'".
Melhor Fotografia: Elvis / Tár
“Todos os concorrentes são incríveis, mas eu fico entre 'Elvis', que ganhou o prêmio do sindicato, ou a sobriedade versus claustrofobia de 'Tár'”.
Melhor Montagem: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
“Esse não tem pra ninguém, será 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'”.
Melhor Figurino: Elvis
Melhor Som: Top Gun – Maverick
Melhor Efeito Visual: Avatar 2 – O Caminho das Águas
“'Avatar 2' é perfeito nesta categoria”
Melhor Filme Internacional: Nada de Novo no Front / Argentina, 1985
“'Nada de Novo no Front' dever ser o vencedor, mas podem surgir surpresas. 'Argentina, 1985' surge como azarão”.
Melhor Documentário: All the Beauty and the Bloodshed / Navalny
“'All the Beauty and the Bloodshed' dever vencer, mas 'Navalny' tem a seu favor o momento político mundial”.
Melhor Animação: Pinóquio / Red – Crescer é uma Fera
“'Pinóquio' já está com a mão na taça, apesar de eu adorar 'Red - Crescer é uma Fera'".