Compartilhe nas Redes Sociais

Obesidade: como vencer?

21.09.2023 - EM Saúde e Bem-Estar

Coordenação

"Doença já afeta um bilhão de pessoas pelo mundo; confira dicas de como superá-la"

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 bilhão de pessoas são obesas, sendo 650 milhões adultos, 340 milhões adolescentes e 39 milhões são crianças. 

Considerada como um dos principais fatores de risco para várias enfermidades como a diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, hipertensão e diversas formas de câncer, a doença crônica, progressiva e recidivante é uma epidemia global. De acordo com a OMS, é definida por um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou superior. 

Tratar da obesidade não é fácil. Pensando nisso, trouxemos dicas valiosas para prevenir a doença, confira abaixo.

Atividade física

A maneira mais eficiente de prevenção da obesidade é realizar atividades físicas regularmente. Um estilo de vida ativo, além de aprimorar o metabolismo, aumenta o gasto calórico diário. 

Atividades simples, como utilizar as escadas ao invés do elevador, ou caminhar para o trabalho, auxiliam no desenvolvimento de um estilo de vida saudável e ativo. 

Alimentação

Quando se trata da prevenção à obesidade, é sempre importante ressaltar o papel da alimentação na batalha contra a doença. Evitar ultraprocessados e incluir alimentos como frutas e legumes, é um dos primeiros passos para manter uma dieta equilibrada. 

A inclusão de alimentos ricos em fibras e proteínas magras, que causam maior saciedade e possuem mais nutrientes, colaboram com a flora intestinal e com o metabolismo, além de ajudarem no processo de emagrecimento.

Tabagismo

Para aqueles que almejam uma vida saudável, o tabagismo deve ser considerado inimigo número 1. A combinação letal do  tabagismo e obesidade é desastrosa, elevando os riscos de desenvolvimento de doenças do coração, vasculares, cânceres, entre outras.

Acompanhamento médico

É importante ressaltar que a obesidade pode ser causada por diversos motivos. Seja por conta de disfunções hormonais, uso de medicamentos, má alimentação ou falta de atividades físicas, o ideal é sempre procurar ajuda profissional e tratar da condição da melhor maneira possível.

O acompanhamento com nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas, professores de educação física e outros profissionais da área de saúde é necessário para a manutenção da saúde. No Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), é possível encontrar tratamento especializado e personalizado no Serviço de Obesidade.