
11.03.2025
Autores: Maria Regina Rocha e Adilson Caldeira
Resumo
Objetivo: O texto relata uma ação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), com o objetivo de promover o desenvolvimento do mercado de gás natural canalizado em sua área de abrangência e, assim, proporcionar impacto na competitividade das concessionárias distribuidoras.
Abordagem Metodológica: Estudo intervencionista de caráter aplicado, com foco em melhorias e inovação para ampliação da eficiência e eficácia dos negócios, segundo procedimentos metodológicos típicos de projetos de solução de problemas empresariais e aproveitamento de oportunidades.
Originalidade e relevância: O projeto inova no estímulo do poder público à livre concorrência no mercado, promovendo sua expansão em benefício da competitividade de distribuidoras e consumidores, que passam a ter acesso a um produto outrora não disponível em sua região, e geração de empregos e renda.
Principais Resultados: A solução concretiza o desenvolvimento do mercado de gás canalizado no Estado de São Paulo, com benefícios competitivos proporcionados às distribuidoras, criação de valor ao Poder Concedente pela expansão geográfica de cobertura da malha de gasodutos de distribuição de gás natural e aumento na base de ativos, além da promoção de desenvolvimento econômico e social, pela geração de empregos e renda e aumento na arrecadação tributária.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: Além do aprendizado dos agentes envolvidos na concepção e implementação do projeto, pelo exercício de aplicação do método para a solução de problemas e aproveitamento de oportunidades de mercado com fundamentação científica e foco no desenvolvimento de negócios, o projeto envolve soluções inovadoras. A descrição do processo possibilita replicação em situações de natureza semelhante, vivenciada em outros setores regulados e que envolvam outros serviços públicos prestados à sociedade.
Palavras-chave: Criação de valor. Competitividade. Inovação.