


Coordenador


Colaborador






Doutor em Administração de Empresas (2009) e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (2000) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Matemática pela Fundação Santo André (1993). Professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, exercendo atualmente o cargo de diretor deste Centro. Pesquisa na Área de Administração Estratégica com foco em Governança de Negócios, Incerteza no Ambiente Organizacional, Ambiente Competitivo e Alianças Estratégicas Contratuais. Tem vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais com esses temas. Experiência com tratamento de dados com Modelagem por Equações Estruturais e técnicas estatísticas multivariadas.
Experiência profissional em gestão e consultoria obtidas em posições de gerência e diretoria em empresas nacionais e internacionais e em coordenação de cursos em instituição de ensino superior. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador na área de desenvolvimento de negócios com foco em estratégias de inovação e competitividade. Avaliador, parecerista, consultor e membro de conselho editorial de periódicos e outros veículos de publicação científica.
Doutor (2007) e Mestre (2002) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Graduado em Comunicação Social (1976) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Tem experiência como executivo, empresário e consultor em empresas de tecelagem, beneficiamento, confecções e produtoras de software para indústrias têxteis. É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenador de Pesquisa e Extensão deste Centro. É membro do NEPEI-Núcleo de Estudos e Pesquisa em Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Informação da Instituição.
Doutor em Administração pela EAESP-FGV, aprovado com distinção. Mestre e Especialista em Administração. Engenheiro de Telecomunicações pelo IMT. Experiência internacional de pesquisas pela Red McCombs School of Business, Texas (EUA) e cursos diversos de extensão em universidades estrangeiras. Experiência profissional como professor, pesquisador e orientador em Programas de Mestrado e Doutorado em múltiplas áreas cientificas como Administração, Psicologia e Comunicação Social e direção de empresa de telecomunicações. Pesquisador, assessor e parecerista ad-hoc da FAPESP. Autor e conferencista com interesses de pesquisa associados a Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos, entre outros temas relacionados à Gestão de Organizações.
Engenheiro Naval graduado pela Escola Politécnica da USP, Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas–EAESP-FGV, com programa sanduiche/MBA da University of Michigan–USA, Doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-Doutorado pelo Illinois Institute of Technology–Chicago-USA. Desenvolveu carreira docente, atuando há 20 anos como professor de graduação e pós-graduação em diversas escolas como Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Mauá de Tecnologia e Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de convidado para avaliação de projetos de empreendedorismo na EAESP-FGV, Insper e ESPM. Como pesquisador, atua nas áreas de inovação, empreendedorismo e cooperação universidade-empresa. É sócio da Info world Informática e Assessoria Empresarial e consultor associado na DBM/LHH-Lee Hetch Harrison.
Doutor e Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Fatec).
Atua como professor doutor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Centro Universitário Senac além consultor para projetos de fomento de Inovação Tecnológica Fapesp, Finap.
Com 30 anos de experiência em empresas na área de Sistemas de Informação e Marketing, com ênfase em Projetos e Gestão de Sistemas, Engenharia de Software e Inteligência Artificial. O foco de seu trabalho abrange uma variedade de temas: sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), gestão de relacionamento com clientes (CRM), comércio eletrônico, automação da força de vendas, gestão de conteúdo empresarial (ECM), planejamento de tecnologia da informação, experiência do usuário, sistemas de edição de fotos e vídeos.
Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP/FEA - 2022) - Departamento de Administração - Área de Métodos Quantitativos e Informática, Subárea Informática. Professor Visitante Senior (2021), na Faculty of Economics and Sociology (Cité Scientifique, Villeneuve d’Ascq) - Universidade de Lille-França - bolsa Capes/Print. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2012/2013). Mestre (2003) e Doutor (2007) em Administração pela Universidade de São Paulo. Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (1982/1983). Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (2001). MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FEA/FIA-USP (2001). Professor Adjunto I na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), desde 2004.
Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordena atualmente a equipe de orientadores de trabalhos de conclusão do curso de graduação em administração, ciências contábeis e ciência econômicas, nas unidades de São Paulo, Alphaville e Campinas.
Experiência profissional na área de gestão da inovação e processos organizacionais. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada em temas relacionados com gestão da inovação, sustentabilidade, redes, qualidade e ambiente organizacional. Têm publicações em congressos e revistas nacionais e internacionais nesses temas.
Doutorado (Universidade de São Paulo); Mestrado (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Graduação (Universidade Estadual de Campinas); MBA em Gestão (Business School São Paulo e University of Toronto); Especialização em Administração (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas). Experiência como gestor em empresas de grande porte nacionais e multinacionais.
Professor de disciplinas em língua estrangeira do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Academy of Management (EUA). Pesquisador em desenvolvimento de negócios, inovação e empreendedorismo e competitividade.
Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), com Mestrado em Administração (Marketing) pela Universidade de São Paulo (2006) e Bacharelado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Experiência profissional como gerente de produtos em bancos nacionais e internacionais e como gestor universitário. Tem interesse nos temas de pesquisa ligados à criação de valor ao cliente, comportamento do consumidor e cultura de consumo.