Novos Fármacos para o Tratamento de Transtornos Sexuais

O desenvolvimento de alternativas medicamentosas para o tratamento de TDSH com especial atenção ao grupo de mulheres e mulheres em pós-menopausa é bastante desejável, uma vez que, com o aumento da expectativa de vida, o período sexualmente ativo também se amplia. Para homens diagnosticados com hipogonadismo, é popular o uso do tratamento de reposição de testosterona (TRT) aprovada pela Food And Drugs Administration (FDA) e é utilizado há décadas. No entanto, apesar dos seus efeitos benéficos tanto para o TDSH e outros sintomas relacionados à diminuição de testosterona, há controvérsias em relação a esse tipo de tratamento, ao ser considerado estudos que indiciam possíveis riscos de eventos cardíacos colaterais. Embora o mercado masculino esteja repleto de medicamentos para disfunção erétil, apenas os TRT têm o objetivo de equilibrar os níveis hormonais e melhorar a libido. Já a disponibilidade de tratamentos de TDSH em mulheres são reduzidas em contraste às mais diversas formas de tratamentos à base de testosterona disponíveis para homens. Com o objetivo de atender essa necessidade clínica de maneira mais rápida, observa-se a disposição da FDA e outras agências reguladoras na aprovação de medicamentos submetidos a revisões menos rigorosas, com estudos sobre a eficácia e efeitos colaterais duvidosos e não concluídos, como é o caso do Flibanserina, conhecido popularmente como “pílula rosa”, um medicamento a base de testosterona cuja eficácia e segurança não foram devidamente demonstradas. Contudo, considerando que a segurança e eficácia desses produtos serem sempre questionáveis, torna-se oportuno também que as alternativas de tratamento possam focar tanto o público feminino quanto o masculino.

Inovação: Considerando que os TRTs e também a terapia com Flibanserina serem administrados por via parenteral, o desenvolvimento de novos fármacos de admistração oral e que possuem maior eficácia e segurança são bastante interessantes e desejáveis para um mercado que aumenta a cada dia especialmente porque há um significativo aumento na expectativa de vida da população mundial.

Oportunidades/Vantagens/Benefícios: Principal oportunidade é desenvolver um medicamento inovador com potencial para tratamento do desejo sexual hipoativo, que é diferente dos tratamentos para disfunção erétil.

 

Projetos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent tincidunt tellus vitae ultrices ullamcorper. Pellentesque habitant morbi tristique…