Conhecer, Ver, Respeitar: Empatia e Inclusão no Curso de Pedagogia
Neste episódio do Educast, o Prof. Ronê Paiano (CEFT) apresenta a Iniciativa de Aprendizagem Transformadora “Conhecer, Ver, Respeitar: incluindo os (in)capazes”, com a participação de duas alunas do curso de Pedagogia que tomaram parte da proposta. O objetivo dessa experiência foi incentivar os alunos a refletirem sobre seus posicionamentos pessoais em relação às pessoas com deficiência, promovendo empatia e uma compreensão mais profunda em relação ao próximo.
Saúde ativa para população idosa
A Profa. Marília Lira, do CCBS, e alunas de Fisioterapia comentam os resultados da Iniciativa de Aprendizagem Transformadora “Saúde ativa para população idosa”, realizada no primeiro semestre de 2024.
Ética e Cidadania na Cracolândia
O Prof. Marcelo Coelho, do CCBS, e alunos de Psicologia comentam os resultados da Iniciativa de Aprendizagem Transformadora “Ética e Cidadania na Cracolândia”, realizada no primeiro semestre de 2024.
Vivendo o Mackenzie na História de São Paulo (Parte 4)
Neste quarto e último episódio, o Prof. Orlando Monezi Junior traçou conexões entre o filantropo John Mackenzie, cuja doação foi de suma importância para a construção de nossa Escola de Engenharia, e o cientista e político José Bonifácio. Também, comentou atitudes marcantes, tais como a visita do Imperador Dom Pedro II à Escola Americana, e a colaboração do advogado Ruy Barbosa para a validação dos primeiros diplomas emitidos pela Escola de Engenharia.
Vivendo o Mackenzie na História de São Paulo (Parte 3)
Neste terceiro episódio, o Prof. Orlando Monezi Junior discorre sobre a expansão da Escola Americana e a fundação da Escola de Engenharia Mackenzie, citando figuras importantes, como os presbiterianos Rev. William Alfred Waddell, o primeiro diretor da faculdade, e o Dr. Horace Manley Lane, sucessor do missionário George Chamberlain na direção do Mackenzie College.
O papel da avaliação e seus tipos
Neste episódio, o Prof. Wesley Espinosa Santana (CEFT) discute a concepção de avaliação da aprendizagem e suas diferentes intencionalidades no contexto do ensino superior.
Vivendo o Mackenzie na História de São Paulo (Parte 2)
Neste segundo episódio, o Prof. Orlando Monezi Junior expande a linha do tempo construída na primeira parte, explicitando a relação da Escola Americana, fundada pelo casal de missionários presbiterianos George e Mary Ann Annesley Chamberlain, com o Centro Histórico de São Paulo.
A Felicidade no ambiente universitário
Neste episódio, a Profa. Dra. Aline da Silva Freitas (FDir) discutiu o conceito e algumas atitudes que geram felicidade durante a experiência universitária. Ainda, a professora compartilhou sobre a segunda edição do projeto integrador ‘Práticas de felicidade para graduandos em Direito’, voltado à competência de Sustentabilidade e Bem-estar coletivo.
Vivendo o Mackenzie na História de São Paulo
Neste primeiro episódio, o Prof. Orlando Monezi Junior apresenta a fundação multiétnica da cidade de São Paulo e seu Centro Histórico.
Especial Dia dos Professores 2023
Em comemoração ao Dia dos Professores, este episódio conta com participação dos Profs. Drs. Marcel Mendes, quatro vezes vice-reitor e atual pesquisador do Centro Histórico do Mackenzie, e Arnaldo Vallim Filho, ex-diretor da FCI e orientador no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças Empresariais - Profissional. Estiveram presentes também os Profs. Drs. Flávio Marcondes (FAU) e Henrique Dinis (EE). O quarteto compartilhou experiências docentes, além de refletir sobre os novos desafios da profissão nos últimos anos.
Hackathon de Proteção de Dados e Legal Design: Desenvolvendo Competências Empreendedoras
Neste episódio, as Profas. Lara Rocha Garcia Gonçalves e Júlia Gebara Gomes, ambas do Núcleo de Educação Empreendedora, conversaram com um dos grupos Top 10 do Hackathon de Proteção de Dados e Legal Design, realizado no 2º semestre de 2023, sobre as experiências de participação em uma Iniciativa de Aprendizagem Transformadora e o desenvolvimento de competências empreendedoras e comunicativas.
COMO UTILIZAR O CHATGPT NAS ESCOLAS
Prof. Dr. Husam Aldamen (Qatar University)
Nesta edição, discutimos a Inteligência Artificial e o Ensino Híbrido na Educação Superior, acompanhando os debates mais recentes sobre o tema. As discussões foram conduzidas por renomados conferencistas internacionais e brasileiros, permitindo aos presentes conhecerem o panorama mundial e interno ao nosso país.
Inteligência Artificial na Educação Superior: Desafios e Oportunidades frente ao ChatGPT
Neste episódio, debateremos as facetas da Inteligência Artificial na Educação Superior ao lado da professora do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ana Lúcia de Souza Lopes. Para tanto, partimos do ChatGPT para compreensão das implicações dessa tecnologia ao trabalho pedagógico e discussão do papel crítico e ético de professores e alunos no seu uso.
Ensino de Matemática na Educação Superior
Neste episódio, debateremos a perspectiva do ensino da Matemática na educação superior junto as disparidades do ensino das ciências exatas na educação básica, ao lado da Professora Vera Lucia Antônio Azevedo da Faculdade de Computação e Informática (FCI) e Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática da UPM.
Desenvolvimento Sustentável na Educação – Objetivos e Possibilidades Tecnológicas
Neste episódio, discutiremos a perspectiva da educação associada à arquitetura ao lado da professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Eliene Correa Rodrigues Coelho. Vamos debater a relevância do ambiente educacional integrado às tecnologias e aos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Confessionalidade e a Identidade Institucional
Neste episódio, debateremos a Confessionalidade e a Identidade Institucional no contexto da Aprendizagem Transformadora, com a participação especial do Professor Dr. Marcelo Coelho Almeida.
Processos de Avaliação da Aprendizagem – Desafios e Oportunidades para a atuação em processos de Avaliação
Neste episódio, debateremos com as Professoras Maria Pronin, Pérola Felipette Brocaneli e Carolina Bracco da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), os processos de avaliação utilizados na aprendizagem do seu alunado. Além disso, as professoras compartilharão o desenvolvimento do vetor de inovação "Avaliação de Aprendizagem", premiado no Hackathon do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora.
Projeto Cidades Inteligentes enquanto Iniciativa de Aprendizagem Transformadora – Desafios e Oportunidades para a atuação em projetos de parceria empresa
Neste episódio, a Professora Magda Aparecida Salgueiro Duro, da Escola de Engenharia (EE) da UPM, nos ajudará a compreender a atuação e desenvolvimento de atividades relacionadas ao projeto Cidades Inteligentes, perspectivas e desafios no âmbito educacional e na parceria empresa.
O link entre as soft e hard skills – Desafios e Oportunidades para a Educação para o trabalho e não somente para o mercado
Neste episódio os professores da UPM, Ricardo Alves e Alberto de Medeiros nos explicarão a diferença entre a educação para o trabalho e para o mercado. Além disso, vamos compreender e a importância das hard e soft skills na construção do conhecimento do aluno.
Aprendizagem Transformadora e Adaptativa nas Universidades – Desafios e Oportunidades para a atuação da Coordenadoria na forma de Centro de Excelência
Neste episódio, a nossa convidada especial Professora Alessandra Romano, da Universidade de Siena, nos ajudará a entender a atuação e o desenvolvimento de atividades relacionadas à Aprendizagem Transformadora tendo como fundamento um Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Competências para Reflexão Crítica e Comunicação – Desafios e Oportunidades do Desenvolvimento dessas Competências para a sociedade 5.0
Neste episódio o professor da UPM, José Maurício Conrado Moreira da Silva nos ajudará a entender sobre a importância e os desafios da comunicação e da reflexão crítica como diferencial na vida de docentes e discentes para a sociedade 5.0.
Desenvolvendo suas competências empreendedoras
Neste episódio o professor da UPM Ricardo de Abreu Barbosa e o empreendedor fundador da BITS Academy, Erik Fontenele Nybo relatam as experiências dentro do ecosisstema de inovação e empreendedorismo e as competências chave e habilidades para empreender.
Agenda 2030 – Desafios e Oportunidades da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pelas Instituições de Ensino Superior
Neste episódio a professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Pérola FelipetteBrocaneli, estará ao lado da professora de Direito do CCT, Márcia Brandão Carneiro Leão, e juntas abordarão a compreensão quanto a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como parte da Agenda 2030. Além disso, vamos entender de que forma as instituições de ensino superior tem contribuído para a implementação desse novo sistema essencial, dentro das universidades.