Por dentro da Nanociência

Compartilhe nas Redes Sociais
Conheça mais sobre essa disciplina tão atual e que será tema de Olimpíada 

10.10.2024 Universidade


A Nanociência está em alta. O estudo de partículas extremamente pequenas, que pode ser aplicado a diversos projetos de inovação é uma das temáticas mais presentes na atualidade. Considerado um tema interdisciplinar, a nanociência pode contribuir, e muito, com estudantes de todas as idades. Para o ensino superior, pode ser um caminho para novas descobertas e criação de novas tecnologias. Para o ensino médio, um método de preparação para o vestibular e um meio para abrir a mente para o futuro. 

Para conversar mais sobre o tema e entender as diversas maneiras como a Nanociência pode nos ajudar na rotina de estudos, conversamos com o professor da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Delmárcio Gomes da Silva, sobre essas nanopartículas tão versáteis. Confira:

O que é a nanociência e o que ela estuda?

A nanociência é o estudo das propriedades e comportamentos de materiais em escalas extremamente pequenas – da ordem de nanômetros, ou seja, um bilionésimo de metro. Nesse nível, as características da matéria podem se comportar de maneira completamente diferente em comparação ao que conhecemos em escalas macroscópicas. A nanociência investiga como os átomos e moléculas interagem, possibilitando a criação de novos materiais e tecnologias com propriedades e funcionalidades inovadoras. Isso inclui desde materiais super-resistentes até novos dispositivos médicos, eletrônicos e soluções sustentáveis.

Podemos dizer que se trata de uma área interdisciplinar? Quais áreas ela abrange?

Sem dúvida! A nanociência é, por excelência, uma área interdisciplinar. Ela combina conhecimentos de Física, Química, Biologia, Engenharia, Matemática, além de outras disciplinas. Por exemplo, a Física fornece a base para entender as forças e interações em nível atômico, enquanto a Química explica como essas interações levam à formação de novas estruturas moleculares. A Biologia é essencial quando exploramos aplicações na área de saúde, como nanomedicina, e a Engenharia e a Matemática ajudam a criar e modelar esses materiais e dispositivos em escalas tão pequenas. Essa interdisciplinaridade torna a nanociência um campo inovador e integrador, com um vasto potencial de aplicação em várias indústrias.

Por quais motivos um aluno de Ensino Médio deveria estudar nanociência?

Estudar nanociência é uma oportunidade para os alunos do Ensino Médio se familiarizarem com uma das áreas mais inovadoras da ciência atual. Ao entenderem os conceitos da nanociência, os estudantes ganham uma nova perspectiva sobre como a ciência e a tecnologia podem resolver os grandes desafios do mundo moderno, como a criação de materiais sustentáveis, o desenvolvimento de tecnologias médicas avançadas e soluções energéticas mais eficientes. Além disso, o estudo da nanociência desenvolve habilidades críticas e criativas que são valorizadas em praticamente todas as áreas do conhecimento. É uma forma de preparar os alunos para as demandas do futuro, no qual a ciência e a tecnologia desempenharão papéis cada vez mais importantes.

De quais maneiras o estudo da nanociência pode contribuir com a preparação para o vestibular?

O estudo da nanociência oferece uma excelente base interdisciplinar que pode ajudar os alunos em várias disciplinas cobradas no vestibular, como Física, Química, Biologia e Matemática. Os conceitos e habilidades desenvolvidos ao estudar nanotecnologia, como o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos e a análise de fenômenos em diferentes escalas, são diretamente aplicáveis a questões de vestibulares. Em outras palavras, os alunos que têm familiaridade com esses conceitos estarão melhor preparados para lidar com questões que envolvem inovação e ciência de ponta.

Como a ONANO pode ajudar nessa preparação?

A Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO) oferece uma trilha de aprendizagem estruturada, especialmente desenvolvida para ensinar os conceitos fundamentais da nanociência de forma acessível e progressiva. Não é necessário ter conhecimento prévio, pois oferecemos aulas preparatórias e materiais didáticos como os NANObooks, que resumem o conteúdo de cada módulo. Ao participar da ONANO, os estudantes não só expandem seus conhecimentos em nanociência, como também desenvolvem habilidades que são essenciais para o vestibular, como resolução de problemas, pensamento analítico e interpretação de fenômenos complexos. Além disso, a experiência prática adquirida nas provas da ONANO pode reforçar a confiança dos alunos ao enfrentarem questões interdisciplinares no vestibular.

Não perca a ONANO

A 1ª Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO) será uma oportunidade para estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país testarem os conhecimentos sobre nanopartículas e inovação. Com uma prova totalmente digital e organizada pela EE do Mackenzie, a ONANO oferece aos participantes a oportunidade de aprender na prática os fundamentos da nanotecnologia, compreendendo suas aplicações e o impacto que essa ciência pode ter na sociedade. As inscrições estão abertas até o dia 23 e podem ser feitas nesse link.