Shot da imunidade: o que é?

16.09.202410h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Nos últimos meses, uma nova tendência tem ganhado força nas redes sociais: os chamados "shots da imunidade", bebidas feitas com uma mistura de ingredientes como limão, cúrcuma, gengibre, pimenta e própolis. Com o sucesso desse modismo, já surgiram versões industrializadas que combinam os mesmos ingredientes dos shots caseiros, além de vitamina C e zinco. Esses shots são frequentemente recomendados para serem consumidos em jejum, com a promessa de fortalecer a imunidade.

Marcia Nacif, professora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica que “ Infelizmente não há evidências de que esses produtos melhoram a imunidade das pessoas”.

Por que essa tendência está tão em alta nas redes sociais?

As pessoas sempre querem resultados imediatos em relação à melhora da saúde e emagrecimento, e por isso às vezes acabam acreditando em modismos. Nacif explica que “é importante salientar que a população deveria procurar fontes confiáveis sobre alimentação e nutrição, evitando dietas e alimentos da moda e produtos que prometem milagres. Também vale dizer que influenciadores, coaches e até alguns profissionais de saúde deveriam tomar muito mais cuidado ao divulgar informações sem evidências científicas à população. Muitas vezes estas pessoas pensam em publicidade, número de likes e seguidores, e esquecem que são pessoas que deveriam prezar pela saúde da população”.

Faz bem ou não?

Não há nenhuma evidência de que os shots melhoram a imunidade. “Alguns shots também têm o apelo de emagrecimento e não existem dados para comprovar a perda de peso com o consumo desses produtos. Deve-se sempre lembrar que a imunidade não depende exclusivamente do consumo destes alimentos e que o sistema imune depende de diversos fatores como a genética, estilo de vida, alimentação, prática de atividades físicas, qualidade de sono, presença de doenças, entre outros. A resistência imunológica não melhora de um dia para o outro em função do consumo de um shot. Se a pessoa não cuida da sua saúde e toma apenas um shot, nada irá acontecer”, afirma a professora.

O correto é sempre procurar ter uma alimentação saudável, rica em frutas, leguminosas, verduras e grãos integrais para ter uma vida saudável. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que contribuem para a saúde de forma geral, inclusive para a prevenção de gripes e resfriados.

Atenção

Os shots não substituem uma alimentação adequada e nem a suplementação individualizada. “Deve-se ressaltar que a suplementação e a alimentação das pessoas deve ser individualizada e sempre orientada por um nutricionista”, enfatiza a professora. Não existem shots e nem poções mágicas para o aumento da imunidade, para o emagrecimento e nem para a cura ou tratamento de doenças.

Alguns cuidados

Existem pessoas que devem evitar o consumo desses shots, como aqueles com condições de saúde específicas. “Alguns dos compostos desses shots podem causar irritação à mucosa gástrica, causando desconforto e dor em alguns indivíduos, principalmente naqueles que já têm problemas gástricos”, afirma Nacif.