Arena MackCast: alunos do Ensino Médio participam de bate-papo com profissionais

No Programa #1, convidados foram da área das Ciências Humanas

08.08.202317h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Está no ar a primeira edição do programa Arena MackCast, idealizado e promovido pelo MackPlay em parceria com o Projeto de Vida do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM). O objetivo do evento é reunir uma série de especialistas e profissionais de diversas áreas de ensino para apresentar algumas profissões para estudantes do CPM, em um formato de arena, que permite o pleno debate e trocas entre convidados e estudantes.

O host do MackCast foi o professor de História do CPM, Gabriel Neres, que falou sobre a importância do evento. “O principal objetivo é, de uma forma descontraída, fazer os alunos refletirem sobre os projetos de vida deles, a forma como vão tomar decisões que levem para uma carreira”, pontou.

Neres também destacou a participação de profissionais no evento e a troca com os estudantes: “Acreditamos que o contato da geração que está em fase de tomada de decisão com aqueles que já tomaram e consolidaram uma carreira em determinada área é fundamental para inspirar e mover o adolescente para uma escolha profissional”.

Nesta primeira edição os participantes foram da área de Ciências Humanas: o jornalista e apresentador de TV, Carlos Tramontina; o cineasta e cofundador do SP Invisível, André Soler; e o diretor de audiovisual e coordenador do MackPlay, Osmar Guerra.

O Arena MackCast está disponível no YouTube e no MackPlay.tv.

Confira algumas das opiniões dos convidados:

“Tenho uma certa preocupação quando informação se mistura com entretenimento. O jornalismo não pode se misturar com o entretenimento, em hipótese alguma, agora a informação, dependendo da situação, pode sim coexistir, mas com cuidado e competência”
Carlos Tramontina

“O primeiro impacto que a gente tem percebido é a democratização. Acho que todo mundo tem a oportunidade de ter sua voz dentro da rede social, lógico que com regras pré-estabelecidas, mas a gente tem a possibilidade de criar novos mundos e assuntos, antes determinados por grandes corporações”
André Soler

“Todo veículo tem um jeito de falar e de construir o conteúdo. Um exemplo prático, você pode postar no YouTube uma palestra de uma hora, mas uma palestra de uma hora no TikTok não vai surgir efeito nenhum. É importante entender as características de cada mídia, outra coisa que é estar o tempo todo antenado nas tendências, como tom de voz e linguagem”
Osmar Guerra

“Antes a rede social repercutia o que acontecia nas mídias tradicionais, hoje há uma inversão, muitas vezes é a rede social que pauta os meios tradicionais. Mas tem um ponto de atenção, a gente não pode esquecer que o Brasil é um país desigual, continental e que nos interiores só existe uma coisa que chega de graça e que pode gerar informação e entretenimento: a TV aberta”
Osmar Guerra