Universidade

Ciências Biológicas Mackenzie comemora 50 anos

Celebração reuniu alunos e professores que passaram pelas salas de aula do curso ao longo de cinco décadas

25.09.202418h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Criado em 1974, o curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), comemora 50 anos e, na última sexta-feira, 20 de setembro, realizou um evento para celebrar a data, com a presença de alunos, professores, diretores e funcionários que ajudaram a escrever a história ao longo de cinco décadas. 

Os antigos alunos, Gabriel Santana Mascarenhas e Lucas Nobrega, formados em 2020 e 2018, respectivamente, estavam felizes pelo encontro com antigos colegas e professores. “Voltar para esse ambiente é reviver emoções, vamos relembrando histórias e, cada vez que reencontramos pessoas, transformamos em uma nova memória que carregaremos nos nossos corações”, disse Mascarenhas. 

Do outro lado, os antigos docentes do curso, Magno Castelo Branco, professor entre 2013 e 2021, e Eduardo Cabral Gomes, que lecionou entre 1997 e 2004, destacaram quão gratificante foi rever amigos, colegas de profissão e antigos estudantes. “Saber que fiz parte disso é um sentimento muito bacana”, afirmou Magno. Já o professor Eduardo comentou que, mesmo saindo do Mackenzie e indo para um instituto de pesquisa, continuou tendo contato com mackenzistas, que foram seus primeiros orientandos no novo trabalho. 

O pró-reitor de Graduação da UPM, Marcos Nepomuceno, que estava representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, destacou ser um orgulho para todos observar um curso chegar aos 50 anos com a missão de fomentar a educação pela ciência e pensamento crítico. “Interessante pensar como uma educação com qualidade se constrói com o tempo, é exatamente essa jornada que celebramos aqui”, disse.

O diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, parabenizou o curso de Ciências Biológicas, assim como cada biólogo, formado pela Universidade Mackenzie, que estava presente. Para ele, ao fazer o exercício de buscar na memória, é possível relembrar muitos momentos vivenciados ao longo de cinco décadas. 

“Há muito o que agradecer aos professores que por nossas salas e laboratórios imprimiram suas marcas, aos coordenadores que firmaram pela qualidade do nosso curso, aos diretores que conduziram o nosso Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, aos reitores e pró-reitores que estivem ao nosso lado neste curso”, destacou Delorenzi. 

A coordenadora do curso, Camila Sacchelli Ramos, falou que “é uma alegria ter antigos alunos, professores e funcionários reunidos, cria-se a oportunidade de rever colegas de cinco, dez, vinte, trinte, cinquenta anos”. 

Sacchelli também contou sobre a criação do logotipo comemorativo dos 50 anos, elaborado por um grupo de estudantes do curso. “É a junção da instituição com as metas que temos da sociedade atual, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dessa fusão, temos as cores dos 17 objetivos com o nosso M, de Mackenzie, em vermelho”, explicou a coordenadora. 

O evento comemorativo ainda teve professores homenageados; anúncio das conquistas do curso no ENADE deste ano; nomeação do Viveiro Jurandir José de Carvalho, em homenagem ao professor Jura, símbolo do curso Biologia Mackenzie; e apresentação musical do Coral MPB Mackenzie.