Chancelaria

Igreja Presbiteriana do Brasil e Mackenzie: uma história em prol do desenvolvimento da sociedade

Em 12 de agosto, a IPB completa 164 anos

10.08.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Os laços entre a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e o Mackenzie modelam uma história que precede gerações, com valores compartilhados e a missão de impactar positivamente a sociedade. Neste mês, no dia 12 de agosto, a IPB - primeira denominação protestante reformada a chegar ao Brasil - completa 164 anos, e o Mackenzie celebra a união com esta instituição fundamental no desenvolvimento de milhares de indivíduos ao longo dos anos.

Fundada em 1859, após a chegada do missionário norte-americano Ashbel Green Simonton ao Brasil, a IPB é uma das denominações religiosas mais antigas do país. A Catedral no Rio de Janeiro é o templo presbiteriano mais antigo em território brasileiro. 

Desde sua fundação, a IPB teve como um de seus pilares a valorização da educação e o desenvolvimento do ser humano por meio do ensino e da formação de líderes. Em cumprimento a esse chamado educacional, é a mantenedora do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). 

Além do aspecto acadêmico, a parceria da Igreja com o Mackenzie influencia positivamente o lado espiritual dos seus integrantes. A IPB, com sua mensagem de fé e valores cristãos, proporciona um ambiente acolhedor e de crescimento espiritual, enquanto o Mackenzie, ancorado nesses valores, contribui para a formação integral dos indivíduos que estudam ou frequentam seus campi. 

Com um grande impacto social, a união das instituições ainda realiza diversos projetos de responsabilidade social, e mostra seu comprometimento na melhoria das condições de vida das comunidades e de grupos vulneráveis, promovendo a justiça social e a solidariedade.

A celebração dos 164 anos da IPB é uma oportunidade para reconhecer os esforços e dedicação de todos os que contribuíram para a construção desta história, além de inspirar outras instituições e organizações que buscam alinhar princípios éticos e morais com a excelência acadêmica e a transformação social.

Para saber mais, confira o vídeo com a entrevista do chanceler do Mackenzie Robinson Grangeiro Monteiro, que conta um pouco mais a respeito desta data marcante que dialoga com nossa história.