Índice de Liberdade Econômica 2024 demonstra estagnação nas unidades da federação

Estudo compara jurisdições estaduais e estimula políticas que promovam liberdade econômica no Brasil 

19.11.202418h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Na última quarta-feira, 13 de novembro, durante o VIII Fórum de Liberdade Econômica, foi apresentado o Índice de Liberdade Econômica Estadual 2024 (IMLEE), que nesta edição, analisou dados de 2022 e demonstrou um cenário de estagnação da liberdade econômica nas unidades federativas do Brasil, com média 4,38, a mesma registrada no ano passado. 

“A ideia do Índice, que tem caráter pioneiro, é uma medida numérica para ajudar a entender o ambiente de negócios para empreender, consumir e existir como agente econômico nas unidades da federação”, afirmou o coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, professor Vladimir Maciel. 

Baseado na metodologia do Fraser Institute, o estudo avalia em uma escala de zero a dez, sendo zero o pior desempenho e dez o melhor desempenho. Foram avaliados os gastos dos governos subnacionais; a tributação nas unidades federativas e; a regulação e liberdade no mercado de trabalho. 

As cinco primeiras unidades federativas no ranking geral são Espírito Santo, com 5,23, seguido de Rio de Janeiro, Amapá, Paraná e Pará. Os piores índices foram registrados no Piauí, Amazonas, Alagoas, Bahia e Pernambuco, com 3,48, ficando com a última colocação. Foi observado que as regiões Sul e Sudeste possuem maior liberdade econômica, enquanto Norte e Nordeste enfrentam maiores dificuldades. 

O IMLEE apontou, além da estagnação da média, a importância para orientação de políticas públicas, a necessidade em reduzir barreiras à liberdade econômica e os desafios que persistem em tributação e regulamentação trabalhista. 

“Estamos preocupados com a liberdade econômica do Brasil melhorar porque maior liberdade econômica significa mais facilidade de geração de atividade econômica, aumento de emprego e renda, e redução da pobreza”, disse o professor Vladimir Maciel. 

Participaram da apresentação os coautores do IMLLE, professores Ulisses Gamboa e Julian Portillo.