Sustentabilidade

Mackenzie e Instituto Ethos promovem evento de estratégia socioambiental para empresas

Encontro discute perdas e ganhos entre estratégias socioambientais e resultados financeiros

23.05.202314h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Na quarta-feira, dia 24 de maio, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com o Instituto Ethos, promove a palestra Estratégias Socioambientais X Resultados Financeiros - Quem Ganha? Quem Perde? O evento acontece em Higienópolis, no auditório do MackGraphe às 19h e contará com transmissão ao vivo pelo YouTube, clique aqui para assistir

Os palestrantes da noite serão o coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica ESG, professor Fulvio Cristofoli, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UPM; o Head of Large Corporate do Banco do Brasil, professor Valdir Recalde de Oliveira; e o diretor adjunto do Instituto Ethos, Felipe Saboya. 

A gestão estratégica socioambiental refere-se a um conjunto de práticas e ações que visam conciliar as atividades empresariais com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Essas práticas incluem a redução de emissões de poluentes, o uso de energias renováveis, o combate ao desperdício e a valorização do capital humano. 

A sustentabilidade empresarial é um tema muito importante no cenário atual, pois as estratégias socioambientais são fundamentais para a sustentabilidade das empresas no longo prazo. Os palestrantes discutirão como práticas sustentáveis podem contribuir para a reputação e imagem corporativa, atraindo clientes, investidores e talentos qualificados. As empresas conscientizam-se de cada vez mais assumirem responsabilidade pelas consequências sociais e ambientais de suas operações. Mais do que lucrar, as organizações devem atuar para promover um impacto positivo na sociedade, contribuindo para a redução de desigualdades, melhoria de condições de trabalho e promoção da diversidade. 

Os riscos associados à falta de consideração pelos aspectos socioambientais, como danos à reputação, perdas financeiras e litígios são altíssimos. Por outro lado, são grandes as oportunidades de mercado que podem surgir ao se adotar estratégias socioambientais inovadoras, como o desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis. 

As empresas devem também estar atentas ao cenário regulatório, com as crescentes regulamentações relacionadas às questões socioambientais e como elas podem afetar as companhias. Além de estar em conformidade com essas regulamentações por questões legais, é preciso verificar que estes aspectos são o ponto de partida e que é possível operar de forma a superar essas bases. Isso porque há uma demanda crescente dos consumidores por produtos e serviços sustentáveis, na esteira do consumo responsável. 

Ou seja, atuar de forma estratégica e considerando tais questões atrai também investidores e acionistas que estão valorizando empresas comprometidas com práticas sustentáveis, o que pode influenciar no acesso a capital e no valor de mercado das empresas. Unido a isso tem-se que a discussão sobre estratégias socioambientais pode estimular a colaboração entre empresas, organizações não governamentais e governos, fomentando a inovação e a busca por soluções conjuntas para desafios sociais e ambientais. 

Assim, o evento deste dia 24 de maio é destinado a gestores, empresários, profissionais de sustentabilidade, profissionais de finanças e contabilidade, estudantes e pesquisadores interessados em gestão socioambiental e sustentabilidade corporativa, pelo amplo leque de atuação no tema. 

Serviço
Palestra: Estratégias Socioambientais X Resultados Financeiros - Quem Ganha? Quem Perde?
Data:
 24 de maio
Local: auditório MackGraphe - Higienópolis
Hora: às 19h
Transmissão: via YouTube