Universidade

Universidades empreendedoras: um convite para ver os outros

Palestra discutiu impactos de pessoas envolvidas com inovação e destacou os melhores projetos do Prêmio Educação Empreendedora 

27.10.202317h35 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

O Núcleo de Educação Empreendedora (NEE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou nesta quinta-feira, 26 de outubro, uma palestra sobre empreendedorismo para alunos de pós-graduação e professores ligados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSSA) e Escola de Engenharia (EE), com a presença do diretor executivo e de pesquisa da Universidade do Texas, Gregory Pogue. O evento também contou com a entrega do Prêmio Educação Empreendedora.  

“Empreendedorismo muda a forma como você percebe a si mesmo e o mundo”, disse Pogue ao iniciar a sua palestra. 

Para o pesquisador norte-americano, fazer empreendedorismo obrigatoriamente te leva a sair de sua zona de conforto, na busca de compreender os problemas e necessidades do outro. “Amo o fato do empreendedorismo nos tirar da zona de conforto. É muito fácil nos encantar com as nossas próprias ideias e nem sempre funciona bem. Devemos nos unir com pessoas que partilham do mesmo problema”, declarou.  

Além disso, ele explicou que ações empreendedoras tornam as pessoas menos egoístas. “O empreendedorismo nos ensina a sair do círculo, introduzindo outras pessoas ao nosso redor e passando a ver o mundo da forma como cada um vê. Isso ajuda a enxergar os problemas a partir dos olhos do outro. Quando crio uma solução, ela não é só da minha percepção, ela se torna mais global”, apontou.  

Utilizando sua experiência para apontar a importância de uma visão integral e humana para encontrar soluções para desafios, Pogue também pediu para quem estivesse presente na palestra compartilhasse opiniões e experiências.  

O pesquisador destacou também a motivação e a resiliência que são despertadas nas pessoas que empreendem. “Empreendedorismo nos empodera e nos faz ver a capacidade que temos. Passamos a dizer que podemos fazer as coisas, sem esperar os outros. E assim, percebemos que não conseguimos fazer sozinhos, que não temos todas as habilidades e precisamos de parceiros para colaborar”, disse.  

A palestra também contou com a participação das professoras da UPM, Dimára Silva e Meireles e Renata Nieto, coordenadora da Incubadora Mackenzie. No evento, estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o coordenador de desenvolvimento discente e carreiras, Ivo Pons; e do coordenador do NEE, Marco Roberto Morita.

Ao fim do evento, os projetos vencedores do Prêmio Educação Empreendedora, em sua terceira edição, foram apresentados. O projeto tinha como objetivo desenvolver a cultura empreendedora e reconhecer as melhores ideias dos mackenzistas, além de gerar ideias que poderiam ser aplicadas na Incubadora Mackenzie. O vencedor foi o projeto Conectando Gerações, que buscou criar uma plataforma para lidar com analfabetismo digital entre pessoas idosas.  

Para assistir a palestra na íntegra, basta acessar o YouTube