No dia 22/10/2020, o Programa de Mestrado Profissional em Economia e Mercados (CCSA-UPM) em parceria com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica lançará o seu primeiro livro de estudos setoriais. Os setores analisados no estudo foram Máquinas e Equipamentos, Ferrovias, Têxtil e Calçados.
A obra tem o objetivo de gerar informação estratégica sobre setores específicos com as finalidades de subsidiar a tomada de decisão dos empresários, a elaboração de novos marcos regulatórios, auxiliar na avaliação setorial dos resultados da política industrial e permitir melhor utilização dos recursos privados e públicos.
O evento será online e gratuito e contará com a presença dos autores e de representantes dos setores produtivos que foram objetos do estudo.
Os interessados em adquirir a obra, poderão fazê-lo por meio de formulário que será disponibilizado durante o evento.
O evento é um evento de extensão oficial da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desse modo, haverá atribuição de certificado de participação de 02 horas, para todos os que fizerem a inscrição no sistema Sympla e assinarem a lista de presença do google forms que será passada durante o evento pelo chat.
Autores:
Pedro Raffy Vartanian
Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), Mestre em Economia pela PUC/SP (2003) e Doutor em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2008). Coordenador do Mestrado Profissional em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência profissional em consultoria econômica para decisões de investimento e elaboração de cenários macroeconômicos.
Vladimir Fernandes Maciel
Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2011), com estágio doutoral (partial doctoral fellowship) no Massachusetts Institute of Technology (2009). Professor de graduação e pós-graduação em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE).
Paulo Rogério Scarano
Economista, doutor em Ciências Sociais (área de concentração: Relações Internacionais) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Roberta Muramatsu
Graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1996), Mestre em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE) da Universidade de São Paulo (1999) e PhD em Economia e Filosofia pela Universidade Erasmus de Rotterdam (2006). Professora de Graduação e Pós Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie em regime integral. Experiência nas áreas de teoria e metodologia econômica, com ênfase em ensino e pesquisa de Economia Comportamental e Nova Economia Institucional.
Andresa Silva Neto Francischini
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (POLI/USP- Produção) e possui Pós Doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Administração e Ciências Econômicas.
Joaquim Carlos Racy
Economista, cientista social, mestre e doutor em História (área de concentração: relações exteriores do Brasil). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação da da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Experiência profissional em análise de relações econômicas internacionais e projetos de desenvolvimento com cooperação internacional.
Álvaro Alves de Moura Júnior
Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Economia e Doutor em Ciências Sociais (Área de Concentração: Política) pela PUC-SP. Professor dos cursos de graduação em Ciências Econômicas e pós-graduação stricto sensu em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e de graduação da Escola Nacional de Seguros (ENS/FUNENSEG).
Felipe Galves Ferrari
É graduado e mestre em economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua dissertação teve foco em comportamento do consumidor e a interação que a Economia Comportamental tem com este assunto discutindo, inclusive, questões de desenhos de políticas e soluções para problemas causados por certos comportamentos de consumo. Trabalha atualmente no Itaú-Unibanco como especialista de produtos digitais, tendo vasta experiência em Digital Banking e metodologias inerentes ao processo de criação e lançamento de produtos adequados à nova realidade bancária mundial.
Fabrício Zacche Siqueira
Administrador pela Faculdade São Luís (2003), Gestão Empresarial pela FGV (2008), Gestão de Pessoas e Negócios pelo IBMEC (2010) e Mestre em Economia e Mercados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Professor curador do EAD Mackenzie e executivo com mais de 25 anos de experiência em serviços financeiros e seguros.
Rodrigo Guerreiro e Silva
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é coordenador financeiro sênior - Natura. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia.
Alexandre Rodrigues Duarte Angélico
Mestre em Economia e pela Univesidade Presbiteriana Mackenzie, com ênfase em funcionamento de mercados. Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Matemática Aplicada e Computação Científica com ênfase em Estatística pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui especialização em Administração para graduados oferecido pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (CEAG da EAESP-FGV).
Maurício Loboda Fronzaglia
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Ciência Politicai pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor (graduação e mestrado profissional em economia) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Ciência Política e Relações internacionais com ênfase nos seguintes temas: Políticas Públicas: formulação, implementação e avaliação; Políticas educacionais; Políticas Públicas Internacionais; Paradiplomacia e inserção internacional das unidades subnacionais e Governança Global.
Ana Lúcia Pinto da Silva
Doutora em Economia pela Escola de Economia de São Paulo- (EESP-FGV (2011); Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e graduada em Economia pela Universidade da Amazônia (1998). Atua em duas linhas de pesquisa: Estratégia e competitividade e Microeconomia e Finanças públicas. Professora da graduação de economia e da Pós-graduação em Fashion Law da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professora adjunta do curso de economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e professora colaboradora da Escola de Direito da FGV- EDESP.
Haroldo da Silva
Doutorando (PUC-SP), em Ciências Sociais [Politica], Mestre (UFPR), em Desenvolvimento Econômico, Especialista em Direito Tributário pelo IICS - Instituto Internacional de Ciências Sociais, Economista (UNIB) e Advogado (FMU). Atualmente, é Conselheiro Suplente do CORECON-SP e Conselheiro de Política Industrial e de Desenvolvimento Tecnológico da CNI - Confederação nacional da Indústria, Consultor da ABIT-Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e do Sinditêxtil-SP. Conselheiro da TCP-Latam.
Karolina Wachowicz Orlandi
Mestre em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-Graduada em Neurociência e Psicologia Aplicada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP,
Graduada em Letras/Tradução pela PUC/SP e Mestre em Economia pela Universidade de
Ciências da Vida de Poznan/Polônia.