O projeto de capacitação de facilitadores ao fomento do jovem empreendedorismo é um trabalho de extensão, com interfaces com a educação básica. Em 2019, o projeto, que assumiu características de produto de tecnologia social, propiciou a criação de produtos didáticos, e de dois eventos presenciais, capacitando 76 profissionais conectados ao jovem empreendedorismo, replicadores do conhecimento de gestão organizacional a jovens empreendedores, de comunidades carentes, além da parceria em andamento com o Centro Paula Souza, braço técnico e tecnológico da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC). O projeto ainda permitiu a coautoria na elaboração da disciplina eletiva de Empreendedorismo, que fará parte do currículo do Ensino Básico (Fundamental e Médio) a partir de Fev/2020 nas escolas estaduais.
Em 2021, na terceira edição do projeto, em conjunto com o Centro Paula Souza, foi instituído o Prêmio Mackenzie de Fomento ao Jovem Empreendedorismo, que permitiu a capacitação online de 21 professores da Educação Básica, no eixo técnico de Gestão e Inovação, gerando 16 excepcionais projetos de inovação e empreendedorismo dos alunos do Ensino Médio, orientados por esses professores.
Desses projetos, nove foram escolhidos para a segunda fase, e, destes, quatro (um deles na nova categoria “Destaque”) foram premiados com mentoria e suporte aos alunos do corpo docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de cursos ofertados pela Fundação Estudar, para que seus projetos saiam do papel, tenham sucesso no desenvolvimento de seus negócios e resultem em efetivo impacto econômico-social. Aos professores orientadores, foram atribuídos cursos em Negócios e Empreendedorismo, da Fundação Estudar. Os projetos escolhidos e premiados foram: Econforto, Starting Point, Angro e Domus (destaque)
A premiação ocorreu em Out/2021, em uma cerimônia online, que contou com a presença de autoridades do Centro Paula Souza e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, bem como professores e alunos envolvidos em todos os projetos inscritos, num total de mais de 100 pessoas.
Em 2022, uma nova edição do Prêmio Mackenzie de Fomento ao Jovem Empreendedorismo está sendo preparada, com a adesão da Fundação Estudar, como nova parceira no intento de construir um mundo e um futuro melhor, e dar ao jovem empreendedor recursos técnicos e financeiros para que isto se concretize.
Todo este esforço é apoiado inteira e fortemente pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, nossa mantenedora, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, seus Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, escola de negócios da UPM, e Centro de Liberdade Econômica, em cujos preceitos são amparados todo o conhecimento transmitido aos professores e jovens empreendedores.