O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, ou simplesmente Centro de Liberdade Econômica - abreviado CMLE ou Mackliber - é um centro brasileiro de ensino, extensão e pesquisa de orientação liberal clássica. É voltado para o debate do papel do sistema de mercado e das características e consequências dos diferentes tipos de intervenção e regulação na economia brasileira.
O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE) surgiu como uma iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em 2016, como forma de reposicionar a UPM na formação acadêmica e no debate sobre o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e as respectivas políticas públicas.
Faz parte da unidade acadêmica “Centro de Ciências Sociais e Aplicadas” (antiga Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas) e se relaciona de forma transversa aos cursos de graduação e pós-graduação – lato e stricto sensu – e às atividades extensionistas da unidade. Interage com outras iniciativas e demais unidades da universidade.
Atualmente, o CMLE é como uma das principais referências acadêmicas na América do Sul para assuntos relacionados à liberdade econômica. Além da atuação científica, o Centro tem construído pontes entre ideias acadêmicas e a sociedade civil, contribuindo para a solução de problemas reais que interferem no ambiente de negócios e na economia brasileira.
Atuação transversal no âmbito dos cursos de graduação em administração, ciências contábeis e ciências econômicas - por meio de projetos integradores e disciplinas. Conecta-se de modo estreito com três programas profissionais: Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento de Negócios[2], Mestrado Profissional em Economia e Mercados e Mestrado e Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais. No âmbito da pós-graduação lato sensu, o Centro oferece os cursos de “Escolas Econômicas Liberais” e “Economia e Gestão do Agronegócio”.
As pesquisas conduzidas pelo CMLE vem sendo objeto de apresentação em encontros acadêmicos-científicos internacionais como da Sociedade da Escolha Pública (Public Choice Society), Association for Private Enterprise Education, Sociedade Mont Pèlerin, Austrian Economics Research Conference dentre outros e têm versado sobre empreendedorismo, corrupção; relação entre desempenho financeiro de empresas e ambiente de negócios, medidas locais de liberdade econômica, liberdade econômica e cristianismo, regulação e comportamento setorial, instituições no Brasil e temas correlatos. Seus pesquisadores têm publicado os respectivos artigos em periódicos acadêmicos como Journal of Austrian Economics, Structural Change and Economic Dynamics, Journal of Markets and Morality, International Studies, Journal of Behavioral Economics for Policy, além de diversos capítulos de livros.
Outras pesquisas foram especialmente desenvolvidas para dar suporte a iniciativas do Centro ou para construir ferramentas de análise e ensino, como a Auditoria da Liberdade Econômica do Brasil, o Barômetro da Liberdade Econômica (eleições de 2018), os Estudos Setoriais e de Interferência Regulatória, o Observatório do Legislativo Federal o Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual e o Painel Mackenzie de Indicadores e Simuladores de Liberdade Econômica.
O reconhecimento da relevância de suas pesquisas vem ocorrendo por meio de inserções nos principais meios de comunicação do Brasil e por premiações no exterior, como o prêmio Michael Novak 2018 do Acton Institute para o pesquisador do Centro - Lucas Grassi Freire - e o prêmio The Miguel Kast Award for Free Market Solutions to Poverty no Regional Liberty Awards 2018 da Atlas Network.
Regulamente, o CMLE promove eventos de extensão com especialistas do campo da economia, direito, contabilidade, administração, ciência política e relações internacionais. Já participaram dos eventos promovidos pelo Centro Adolfo Sachshida, Adriana Ventura, Alejandro Chafuen, Alexander Padilla, Alex Catharino, Anne Bradley, Antonio Paim, Benjamin Powell, Christopher Lingle, Claudio Shikida, Daniel Serralde, David Friedman, Diogo Costa, Fred McMahon, Gonzalo Melian, Gustavo Franco, Hélio Beltrão, James Roberts, Jerônimo Goergen, Juan Hidalgo, Kris Maureen, Lawrence Reed, Mansueto Almeida, Marcel van Hattem, Marcos Troyjo, Nigel Ashford, Paulo Taffner, Pedro Nery, Per Bylund, Persio Arida, Randall Holcombe, Robert Lawson, Rubens Barbosa, Samuel Pessoa, Vinicius Poit, William Summerhill, Yaron Brook e Ubiratan Iório dentre outros.
Anualmente promove o tradicional Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica, um congresso acadêmico internacional multidisciplinar, que busca reunir especialistas de diversas partes do mundo que trabalhem com questões relacionadas à liberdade econômica.
Quinzenalmente é promovido o “Círculo de Leituras Liberais” onde são lidas e debatidas obras clássicas ou de destaque do pensamento econômico e político.