O Centro Mackenzie de Políticas Públicas e de Integridade (CEMAPI) realizou, na última terça-feira, importante evento sobre transição energética que contou com diversas autoridades no assunto, com 3 painéis com temas de grande interesse. No painel "Soluções Logísticas para a Transição Energética", participaram o Dr. Anderson Correa, Diretor do IPT; Dr. Luiz Eduardo Diniz, Advogado do setor Energético; e Dr. Thomaz Toledo, Presidente da CETESB. A moderação do painel foi do Dr. Benedito Aguiar, Diretor Geral do MackGraphe.
O evento teve a Coordenação da Dra. Cácia Campos Pimentel, Coordenadora do CEMAPI, órgão diretamente ligado ao Instituto Presbiteriano Mackenzie, que cumpre com o evento em tela uma agenda de suma importância nas discussões nacionais sobre um tema atual e relevante.
Dentre os pontos iniciais abordados foi destacada a integração entre a academia, representada por Universidades (IES) ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), com o setor empresarial e o governo, tendo sido ressaltadas pelos palestrantes muitas iniciativas nesse sentido. Em especial, o Dr. Anderson Correa citou as experiências exitosas do ITA e do IPT, ressaltado a importância do esforço conjunto quanto ao desenvolvimento de processos de geração e armazenamento de energia a partir de matrizes energéticas limpas, dada a perspectiva de crescimento significativo do consumo de energia.
Ainda, nesse contexto, o Dr. Araújo destacou o papel do governo, responsável por políticas públicas, em especial quanto aos aspectos regulatórios envolvidos com a transição energética e os seus desafios correlacionados, ainda objeto de grande discussão. Destaca a necessidade de modernização dos instrumentos regulatórios que relacionem o desenvolvimento econômico e a necessária descarbonização da economia. O equilíbrio entre o papel regulador do Estado e o incentivo ao desenvolvimento econômico é um desfio multidisciplinar que implica não apenas no uso de tecnologias, mas, sobretudo, no seu desenvolvimento no país.
Por outro lado, a importância de políticas públicas para prevenir os efeitos das mudanças climáticas foi o foco da abordagem do Dr. Luis Eduardo, que ressaltou o papel da CETESB quanto ao controle ambiental que busca utilizar não apenas os métodos de convencionais de regulação do setor, mas também implantar ferramentas complementares para licença ambiental que levem em conta a sustentabilidade e o equilíbrio como o desenvolvimento econômico do setor envolvido, a exemplo das aplicações energéticas do biometano.
Por fim, o moderador do painel Dr. Benedito Aguiar, ao agradecer as contribuições dos palestrantes ressaltou a importante iniciativa do CEMAPI com a referida Conferência, destacando que esta contou ainda com painéis sobre detalhes da matriz energética do país, e frisou que “a discussão e incentivo a medidas sobre transição energética precisa colocar o país como destacado player internacional no desafio da descarbonização dada a sua exemplar matriz energética, uma das mais limpas do mundo”.
CEMAPI realiza Conferência sobre os Desafios da Transição Energética
20.05.202418h17