CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA, é um órgão deliberativo ao qual são submetidos todos os protocolos de experimentação (pesquisa docente, pesquisa discente e disciplinas da grade curricular) que envolvam o uso de animais, na UPM, para análise à luz dos aspectos éticos.


Atendimento

A Sala Administrativa da CEUA possui exclusividade e acesso restrito nos dias e horários abaixo determinados:

Segunda-feira das 09h00 às 13h00;

Quarta-feira das 09h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00;

Secretário oficial da CEUA: Danilo Furtado Ferreira, DRT: 1167351.

Obs.1: em caso excepcional de ausência do secretário, e havendo necessidade de substituição, o escolhido assinará Termo de Confidencialidade e Sigilo para ser autorizado o acesso aos documentos da CEUA.

Obs.2: horário de trabalho e almoço podem variar conforme calendário da UPM, reuniões extraordinárias ou acontecimentos pontuais.

Contato para dúvidas e denúncia anônima:

E-mail: ceua@mackenzie.br
Telefone: 11 2114-7027


Membros

Regulamento

Prof. Dr. Marcelo Coelho Almeida

Prof. Dr. Marcelo Coelho Almeida

Coordenador da Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA)

Contatos

  • ceua@mackenzie.br
  • Campus Higienópolis - Edifício João Calvino (Prédio 41) - Sala 300

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES DO CEUA

Horário
das 12h às 13h Quartas-feiras
Janeiro29
Fevereiro 26
Março26
Abril30
Maio28
Junho25
Agosto27
Setembro24
Outubro29
Novembro26
  

 

Submissão de Projetos

Os quatros documentos obrigatórios à submissão de Projeto de Pesquisa / Protocolo de Disciplinas para análise da CEUA estão abaixo discriminados, sendo que o 1, 2 e 3 deverão ser enviados juntos em um único e-mail:

  1. Carta de encaminhamento à CEUA, devidamente preenchida eletronicamente, em nome do Pesquisador Responsável, e assinada;
  2. Projeto de Pesquisa completo / Protocolo das aulas das disciplinas;
  3. Declaração de Realização e Aprovação do Treinamento de Capacitação no Uso e Manejo de Animais de Laboratório oferecido pelo Biotério Central/UPM ou equivalente, de todos os alunos envolvidos no protocolo de pesquisa.
  4. Formulário Síntese.Atenção: os dados informados no Formulário Síntese, deverão estar 100% idênticos aos dados informados no Projeto, caso contrário, estará sujeito ao preenchimento do Formulário Síntese na íntegra novamente, ou correção do texto no projeto. 

O prazo para submissão de projetos e análise de emendas, são de 10 dias ÚTEIS que antecedem às reuniões, impreterivelmente, conforme conforme a tabela ao lado.

Dúvidas, entrar em contato com CEUA@MACKENZIE.BR.

*Atenção: não deixe para enviar no último dia, caso falte uma assinatura, ou algum documento, não serão aceitos fora do prazo, e ficará para a reunião seguinte.

 


Submissão de Emendas

Emenda é toda proposta de modificação ao projeto original, encaminhada a CEUA, com a descrição e a justificativa das alterações. As emendas devem ser apresentadas de forma clara e sucinta, destacando nos documentos enviados os trechos modificados. A emenda será analisada pela CEUA para sua aprovação final. As modificações propostas pelo pesquisador responsável não podem descaracterizar o estudo originalmente proposto e aprovado pela CEUA. Em geral, modificações substanciais no desenho do estudo, nas hipóteses, na metodologia e nos objetivos primários não podem ser consideradas emendas, devendo o pesquisador responsável submeter novo protocolo de pesquisa para ser analisado pela CEUA.

Documentos necessários:

  1. Carta de aprovação da CEUA/UPM;
  2. Carta de encaminhamento com descrição e a justificativa das alterações;
  3. Projeto com os trechos modificados em destaque; e
  4. Formulário síntese

Obs.: os documentos 1, 2 e 3 deverão ser enviados juntos em um único e-mail. Não serão aceitos documentos enviados separadamente.

Esclarecimento: Após o Projeto ser analisado em reunião, e caso houver pendências, a Comissão terá 7 (sete) dias para encaminhá-las ao Pesquisador Responsável, e o mesmo terá 10 (dez) dias para respondê-las, que serão discutidas na próxima reunião, resultando assim no parecer final. ATENÇÃO aos prazos! E no caso de dúvidas: CEUA@MACKENZIE.BR.


Alterações dos projetos de pesquisa aprovados.

Nos termos do artigo 2º, inciso VIII e artigo 5º, III, de seu Regulamento, dentro de suas atribuições deliberativas e fiscalizatórias, a Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Presbiteriana Mackenzie – CEUA  recomenda que os pesquisadores responsáveis por projetos aprovados, mantenham a Comissão devidamente atualizada em relação ao andamento das pesquisas, informando-a, inclusive, sobre eventuais intercorrências, suspensões, paralisações ou alterações do cronograma da pesquisa aprovada, sob pena de irregularidade.  

 

Ano de 2025

Submissões de projetos 
até dia 15/01, para a reunião de janeiro;
até dia 12/02, para a reunião de fevereiro;
até dia 12/03, para a reunião de março;
até dia 14/04, para a reunião de abril;
até dia 14/05, para a reunião de maio;
até dia 10/06, para a reunião de junho;
até dia 13/08, para a reunião de agosto;
até dia 10/09, para a reunião de setembro;
até dia 15/10, para a reunião de outubro;
até dia 11/11, para reunião de novembro;