Setor de Bancas
Vinculado à Coordenadoria de Programas da Pós-Graduação Stricto Sensu, o Setor é responsável pela gestão das bancas dos cursos de mestrado e doutorado, entre suas atribuições estão:
- cadastramentos das bancas e documentações que formalizam as bancas
- envio das documentações e kit bancas aos examinadores e suplentes
- cadastros dos examinadores externos
- implantações das arguições
- conferência e solicitação de pagamentos dos examinadores externos
Endereço e Contatos
Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 930 - Edifício João Calvino
Telefones: (11) 2766-7968 | 2766-7031
E-mail: cpg.bancas@mackenzie.br
OBSERVAÇÕES
- Para Qualificação: O aluno só poderá realizar o depósito da qualificação após ter sido aprovado em exame de proficiência em língua estrangeira e ter concluído todos os créditos em disciplinas;
- O aluno de Mestrado deve ser aprovado no exame de qualificação no mínimo 4 (quatro) meses antes do prazo estabelecido para o depósito da Dissertação; e o aluno de Doutorado, no mínimo 12 (doze) meses antes do prazo estabelecido para o depósito da Tese.
- Para Trabalho de Conclusão, Dissertação ou Tese: O aluno poderá depositar seu trabalho de conclusão, dissertação ou tese somente mediante cumprimento da Atividade Programada Obrigatória (APO).
- A realização das bancas ocorre durante o ano todo, exceto nos períodos de férias e recesso acadêmico, conforme calendário da universidade.
- Entre a data do depósito e a defesa pública deve haver obrigatoriamente o intervalo mínimo de 30 dias e máximo de 60 dias.
- O horário da banca, quando for presencial, deverá obrigatoriamente, ocorrer no intervalo entre 8h30min e 17h. Os orientadores deverão realizar o agendamento de forma que o término da banca não ultrapasse este limite.
PROCEDIMENTOS (Tutorial dos Procedimentos de Bancas)
É responsabilidade do aluno manter-se informado sobre os seus prazos de depósito junto ao Programa e situação acadêmica.
Orientações aos Programas e Orientadores (preenchimento FCB on-line)
- Os orientadores preencherão o FCB on-line na RUBEUS, com 10 (dez dias) de antecedência a data de depósito.
- Os coordenadores receberão o e-mail com o FCB preenchido pelo orientador, para deliberação.
- Os secretários receberão o e-mail para verificação das situações acadêmicas e financeiras dos alunos antes dos depósitos.
- Os alunos aptos a depositarem o seu trabalho, receberão o e-mail com a confirmação do programa.
- Os secretários devem confirmar com o aluno o recebimento do link para depósito.
1ª ETAPA PRÉ-REQUISITOS ACADÊMICOS
Para realizar o depósito, o aluno deverá ter cumprido os seguintes pré-requisitos:
PARA QUALIFICAÇÃO
- Aprovação em teste(s) de proficiência.
- Créditos em disciplinas.
PARA DEFESA
- Aprovação em teste(s) de proficiência;
- Créditos em disciplinas.
- Atividade Programada Obrigatória (APO).
2ª ETAPA: PROCEDIMENTOS DE DEPÓSITOS DE TRABALHOS DE QUALIFICAÇÃO E TRABALHOS DE DEFESAS
Os alunos são responsáveis pelos depósitos on-line via link recebido pela plataforma Rubeus, anexando o trabalho completo em PDF (capacidade máxima 150MB), após a confirmação dos programas.
Os alunos deverão enviar ao secretário do programa, o protocolo de avaliação da orientação (apenas para trabalho de conclusão, dissertação e tese).
Folha de Aprovação (vide modelos para os cursos de Mestrado e Doutorado) contendo os nomes dos membros da banca, para coleta de assinaturas no dia da defesa (apenas para trabalho de conclusão, dissertação e tese).
3ª ETAPA: PROCEDIMENTOS DE DEPÓSITOS DE VERSÃO FINAL DOS TRABALHOS
- No decorrer do prazo de 30 dias entre a defesa e o depósito da Versão Final do trabalho, o discente, copiando o professor orientador, deverá encaminhar para o Secretário do Programa de Pós-Graduação a Versão Final do trabalho em arquivo eletrônico único em PDF, de acordo com as normas técnicas da ABNT, os Formulários de Dados para CAPES e o Termo de Autorização para Publicação Eletrônica (disponíveis abaixo).
- Informações ao aluno sobre estes documentos para depósito.
Versão Final do trabalho em único arquivo eletrônico/PDF contendo as seguintes informações na ordem abaixo:
- Folha de rosto
- Ficha Catalográfica (o preenchimento é de responsabilidade do (a) aluno(a) (clique aqui)
- Folha de identificação da agência de financiamento (clique aqui para preenchimento [caso tenha usufruído mais de um apoio ou benefício, selecione-os]).
- Folha de Aprovação com as respectivas assinaturas dos membros da banca (Mestrado e Doutorado).
Enviar formulários em arquivos separados (PDF):
- Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca da UPM (clique aqui).
- Formulário de Dados para CAPES (FDC), assinado pelo orientador (escolha o formulário específico para seu curso abaixo):
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Ciências do Desenvolvimento Humano
Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão
Educação, Arte e História da Cultura
Engenharia de Materiais e Nanotecnologia
Engenharia Elétrica e Computação
ATENÇÃO
Caberá ao Secretário do PPG conferir, na Versão Final do trabalho em arquivo eletrônico/PDF único, as seguintes informações na ordem abaixo:
- Folha de rosto.
- Ficha Catalográfica em folha separada.
- Folha de identificação da agência de financiamento.
- Folha de Aprovação com as respectivas assinaturas dos membros da banca.