Aula inaugural de Gastronomia recebe Chef do restaurante Mocotó

Compartilhe nas Redes Sociais
Evento deu início às comemorações dos 10 anos do curso no Mackenzie 

12.09.2022 Eventos


Convidados pelo curso de Gastronomia participaram, na última quinta-feira, 08 de setembro, da aula inaugural Atuação em gastronomia: comprometimento e profissionalismo. A programação foi promovida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no auditório do prédio Reverendo Wilson, do campus Higienópolis, e contou com a presença do Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó - Bar & Restaurante. 

“É importante discutir como a gastronomia articula e dialoga com diversas áreas”, frisa a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Camila Landi. “Casamos o início do ciclo de comemorações dos 10 anos de Gastronomia no Mackenzie com a presença de uma personalidade que tem um trabalho social emblemático. A aula inaugural tem um caráter educativo, por isso deve ter representatividade com o momento atual”, completa. 

Ainda segundo a coordenadora, a escolha do Chef Rodrigo Oliveira se deu em memória de sua presença na primeira aula inaugural do curso de Gastronomia, realizada em 2012. Para a abertura do evento, foi convidado o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Junior, que refletiu durante o momento devocional sobre a importância do conhecimento plural que a temática da aula abordou. 

Sobre o Mocotó 

“Não é exagero dizer que o Mocotó foi muito mais ‘acontecido’ do que planejado”, é o que diz Rodrigo Oliveira sobre seu início. Uma junção de empório, queijos, vinhos, mercadinho e um balcão para servir petiscos, assim nasceu Mocotó, em 1973, na zona norte de São Paulo. 

A casa de culinária sertaneja tem como maior diferencial a dualidade na experiência excelente e acessível para com a clientela. “Quando se é bem-sucedido em inclusão, você recebe o dono do banco e o motoboy, recebe o artista da TV e a família do bairro”, pontua o Chef. 

Os valores, advindos do dia a dia do pai de Rodrigo trouxeram a essência da culinária da família: sensibilidade, simplicidade e equilíbrio. Foram esses pilares que levaram a cozinha Mocotó aos 50 melhores restaurantes da América Latina e Bib Gourmand, pelo Guia Michelin, com seus pratos ricos em tradição e criatividade. 

Além disso, é importante destacar o trabalho social realizado. O “Quebrada Alimentada”, por exemplo, é uma reação à crise pandêmica. Um projeto do Chef Rodrigo, em conjunto com sua esposa Adriana, com dois anos de operação, que já distribuiu mais de 80 mil marmitas e cestas básicas. Seu principal objetivo é levar conforto e comida às famílias da comunidade com vulnerabilidade alimentar.