Mackenzistas participam de 4º Open de Nado Artístico

Compartilhe nas Redes Sociais
Torneio organizado pela Federação Aquática Paulista recebe 32 meninas do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília

18.06.2019 Esporte


Em busca dos lugares mais altos do pódio, a equipe de Nado Artístico do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília embarca, no fim deste mês, para o 4º Open de Nado Artístico que ocorre em São Paulo (SP). O evento, organizado pela Federação Aquática Paulista e sediado no clube Paineira Morumby, será realizado entre os dias 27 e 30 de junho, com a participação de atletas de cinco países - Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Estados Unidos -, representados por 13 equipes, sendo nove nacionais e quatro internacionais.

Este é o terceiro ano em que o CPM Brasília participará da competição. Dessa vez, entrará na disputa com 32 atletas. Além do time principal, que brigará por medalhas nas categorias Juvenil, Júnior e Sênior; outras 19 atletas estarão pela primeira vez em um campeonato oficial. “Isso reflete o crescimento da modalidade e o nosso projeto para preparar a nova geração”, destacou a professora de Educação Física e treinadora da modalidade, Simone Montenegro.

A equipe do Mackenzie Brasília chega ao Open com 13 meninas na categoria Infantil principiante, que disputarão nas modalidades Solo e Dueto; cinco atletas na Júnior principiante, que entrarão em todas as provas - Solo, Dueto, Equipe Técnica e Rotina Combinada, coreografia que engloba Solo, Dueto e o Conjunto em uma rotina só -; e as demais nas categorias Juvenil principiante (Dueto), Juvenil Nível A (Solo e Dueto) e Sênior, na etapa Solo.

Entre as atletas destaque estão as mackenzistas Ana Clara Lobato e Farias Machado, de 13 anos; Claudiane Letícia Alves das Neves, de 16 anos; e Jullya Costa Magalhães, de 18 anos. As três foram convocadas pela Seleção Brasileira de Nado Sincronizado e disputaram o Campeonato Sulamericano no Chile, em abril, levando bastante experiência às piscinas paulistas.

Preparação e treinamento

O Open Paulista também servirá como preparação para outros torneios da agenda das meninas. “É a nossa primeira competição fora de Brasília. Servirá como preparação para o Panamericano, que acontece em agosto, em Windsor, no Canadá; para a Copa España, que ocorre em outubro, no Chile; e para o Argentina Open, no mesmo mês”, explicou a treinadora.

Para alcançar os resultados, a rotina de treino das atletas tem sido intensa, seguindo um dos projetos de Nado Sincronizado mais importantes do Centro-Oeste, liderados por Simone. São 14 horas de treinamento por semana, divididos em cinco dias. De segunda a quinta, as estudantes treinam por duas horas e meia, e no sábado dedicam mais quatro horas, das 8h às 12h aos exercícios. “São treinamentos focados em flexibilidade, base de natação e movimentos específicos, além de praticarmos as coreografias que usamos nos campeonatos”, explicou a professora.

“Essa agenda é sempre cumprida, exceto nas ocasiões de simulados para o vestibular, que usualmente acontecem aos sábados. Porém, se a prova for pela manhã, treinamos à tarde. Se a prova for pela tarde, treinamos pela manhã, mas com horário reduzido para duas horas de treino”, acrescentou ela.