13.07.2023 Responsabilidade Social
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem aumentado. Desde a criação da Lei Brasileira de Inclusão Social em 2015, que garante a contratação de pelo menos 2% de pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários, mais de 17 milhões de brasileiros foram beneficiados.
Marcos Henrique Mendes, assistente administrativo do Mackenzie Soluções, é um exemplo de profissional que foi recebido pelo Mackenzie por meio de suas ações de inclusão.
Ainda jovem, Marcos sofreu um acidente que o deixou paraplégico. “A minha lesão aconteceu em 2013, quando eu ainda não havia terminado o ensino médio. A partir disso, tive o período de adaptação da rotina, e eu voltei a estudar a distância. Depois da lesão, tudo para mim foi novo. Eu tive que reaprender tudo por completo aos 18 anos, no auge da juventude ", afirma Mendes.
Agora, com 27 anos, o profissional conta um pouco sobre sua experiência, e fala sobre as necessidades e adaptações para pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Trajetória
“Comecei trabalhando na Central de Informações, que não é nada mais que todo o atendimento telefônico e contato de alunos ou não-alunos que queiram tirar uma dúvida”, disse.
Graças a um processo seletivo interno, Marcos passou da área da Central de Informações para o Mackenzie Soluções. “Não encontro dificuldade em questão de aceitação, diálogo, e até mesmo acessibilidade. Eu me vejo realizado, e tenho uma perspectiva de futuro dentro da área que estou. Foi um desafio, e continua sendo fora da Universidade, mas eu me sinto bem e acolhido”.
O profissional também já participou de campanhas, eventos e ações representando o Mackenzie. Dentre suas participações, destaca-se uma série de fotos para o portal da instituição, da qual ele relembra com muito carinho. “Tiramos as fotos dentro de um laboratório no campus. Foi uma experiência totalmente nova, usei a camiseta da equipe e tudo”.
“Já participei de outros eventos também, como locutor em rodas de discussão sobre inclusão. Nas ações, eu acabo sempre utilizando da minha experiência, que não é muito, mas que pode ajudar alguém que não tenha nenhuma”, conta.
Adaptações
A presença de Marcos no escritório foi ponto de virada em sua vida profissional. “Não estava acostumado com trabalhar longe de casa. Em questão de recepção entre os outros colaboradores, acredito que não tive nenhuma dificuldade. Também foi algo novo entre os outros, porque não tinha nenhum PcD na equipe”.
Mendes afirma que o tempo foi o principal aliado para realizar suas tarefas, e assim se sentir completo no ambiente de trabalho. Ele afirma que as dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia dificultam sua entrada no mercado, e muitas vezes, acabam precarizando suas vidas profissionais.
Programa Mackenzie de Inclusão
Com o intuito de melhorar o ambiente de trabalho, valorizar as diferenças entre as pessoas e fortalecer ainda mais sua atuação no âmbito da responsabilidade social, o Mackenzie lançou, em outubro de 2019, o Programa Mackenzie de Inclusão (PMI) para o aumento de contratação de pessoas com deficiência (PcDs) e conscientização dos colaboradores no espaço de trabalho.
O PMI atua na garantia de equidade nas relações interpessoais e possibilita maior receptividade de PcDs no corpo de profissionais da instituição. A ideia é expandir o programa ao longo do tempo, evoluindo e avançando sobre os diversos pilares sobre os quais se apoia: PcDs, Programa Gerações (que visa construir uma linha do tempo de carreiras, passando por Jovem Aprendiz, estágios etc) e inclusão de mulheres.
Atualmente, já foram criados mais de 1.100 acompanhamentos especializados para colaboradores PcDs, além de mais de 400 eventos especializados no tópico. Também está disponível para os colaboradores cursos especializados na Academia Corporativa, com todas as adaptações necessárias para diversos tipos de deficiência.