25.11.2024
Quando os valores pessoais não estão alinhados com os valores da empresa, diversos problemas podem surgir, como falhas de comunicação e dificuldades de relacionamento.
A divergência de valores é uma das principais razões para o rompimento de vínculos profissionais, seja por decisão da empresa ou do colaborador. Além disso, a falta de clareza na comunicação dos valores organizacionais pode levar à desmotivação, comprometendo o do profissional e a companhia.
A resiliência e o autoconhecimento
O autoconhecimento e a resiliência desempenham papéis essenciais no alinhamento dos valores pessoais. Importante à compreensão que uma pessoa e/ou organização tem de si mesma, o autoconhecimento inclui limites, capacidades, valores, objetivos e interesses. A resiliência, por sua vez, é a habilidade de se recuperar e voltar ao equilíbrio após enfrentar situações difíceis ou fora do comum. Essa característica é altamente valorizada pelas organizações, pois permite que os profissionais lidem melhor com os desafios do ambiente de trabalho.
Uma pessoa que combina autoconhecimento e resiliência está mais preparada para alinhar seus valores pessoais aos da empresa em que atua ou deseja atuar. Ao identificar pontos de convergência, é possível ajustar as expectativas e fortalecer a relação profissional. O alinhamento não só aumenta as chances de sucesso individual, mas, também, melhora o desempenho nas atividades organizacionais, beneficiando a empresa com maior eficácia e engajamento.
Manter um equilíbrio constante entre os valores pessoais e a cultura organizacional é fundamental para promover o sucesso tanto do indivíduo quanto da companhia.
Conheça profundamente os valores da empresa
Entender os valores de uma organização vai muito além de fazer pesquisas na internet, uma vez que esses são vivenciados no dia a dia. Ao participar de eventos internos a respeito do tema, conversar com colegas mais experientes para entender como o espírito inovador é aplicado nas rotinas de trabalho e ver como a inovação é difundida na prática é possível aumentar em conhecimento e otimizar processos ou contribuir com soluções diferentes, demonstrando alinhamento com esse valor.
Adapte suas ações, mas mantenha sua autenticidade
Alinhar os valores pessoais com os da empresa não significa deixar a personalidade de lado, mas encontrar maneiras de usar esta para realçar os princípios e valores empresariais. Uma maneira simples de fazer isso, é adaptar a comunicação para ser mais clara e direta, além de prezar pelo estilo da organização - seja esta mais disruptiva ou analítica. O importante é aprender a moldar sua abordagem para que ela seja percebida como estratégica e contribua para o crescimento organizacional.