Organização financeira: veja como otimizar suas finanças em 2022

Compartilhe nas Redes Sociais
Marcelle Ramos, Mackenzista e planejadora financeira, fala sobre a importância de ter objetivos bem claros quando o assunto é finanças.

10.02.2022 Atualidades


Como você se organiza financeiramente?
Não anota, porque já tem tudo na cabeça ou anota tudo em um caderno? Preenche planilha?

E para que você quer se organizar?

É preciso entender o que você quer para focar nesse objetivo. Além disso, saber o seu porquê te ajudará a manter a disciplina quando a motivação acabar, ou seja, é o que te ajudará a criar o hábito de ter uma vida financeira mais saudável, e assim realizar seus sonhos! Quem não quer realizar sonhos, não é mesmo?

Uma vez que você já sabe qual o seu porquê, chega a hora de você colocar a mão na massa. Nessa etapa você precisa conhecer no detalhe qual o caminho do seu dinheiro – de onde vem e para onde vai, além, é claro, de saber quanto você recebe. Fuja da contabilidade mental!

Para ajudar e esquecer de vez a contabilidade mental você pode contar com algumas opções como aplicativos de organização financeira (Monefy, Guia Bolso, Organizze, Mobilles, Olivia etc.), ou com a minha planilha de Fluxo de Caixa e Avaliação Patrimonial gratuita ou pode criar sua própria planilha pelo PC/notebook ou utilizando o bom e velho método do papel e caneta. Fique à vontade para escolher o melhor pra você!

Vale lembrar que planilhar suas receitas e despesas de forma isolada não vai resolver seus problemas. Para manter uma organização eficiente, além de anotar quanto ganha e gasta, é preciso analisar se os seus custos estão coerentes com os seus objetivos, ou seja, identificar se você realmente está focado no seu porquê ou se outros custos estão tendo mais espaço do que deveria no seu orçamento.
Depois que você já anotou tudo e já analisou só falta uma coisa: AÇÃO!

E aí? Conta aqui como você pretende fazer sua organização financeira a partir de agora

 

Texto e Planiha por: Marcelle Ramos


Arquivos relacionados