18.03.2024 Cultura
O Amazon Vida Teen é um projeto inspirador que há dez anos vem impactando positivamente as vidas de jovens estudantes mackenzistas e moradores das comunidades ribeirinhas do Amazonas. Ele é desenvolvido pelo Serviço Estudantil de Responsabilidade Social (SER SOCIAL), um programa de intercâmbio socioeducacional que cria pontes entre a comunidade mackenzista e instituições sociais para o desenvolvimento de comunidades das diversas regiões brasileiras visando a transformação social por meio de ações humanitárias.
Em um cenário de natureza exuberante da região do Amazonas, entrelaçam-se histórias de esperança e superação, bem como de solidariedade e acolhimento. Durante a expedição de 2023, uma equipe dedicada partiu em busca de experiências autênticas e transformadoras. E você pode conferir o resultado desse esforço no documentário Estórias que contam uma história, que captura momentos inesquecíveis e relatos tocantes.
O filme, produzido pelo MackPlay, a plataforma de streaming e conteúdo audiovisual do Mackenzie, nos leva a uma viagem pelas águas do Rio Amazonas, revelando trechos das vidas, desafios e os sonhos dos habitantes locais.
Participaram da expedição 25 mackenzistas: alunos do Ensino Médio dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de São Paulo, Tamboré, Palmas, Brasília, Curitiba e Castro, além de capelães e assistentes de capelania. Havia, ainda, uma equipe médica pronta para dar assistência aos moradores com triagem, consultas, fornecimento de medicamentos e atendimento odontológico, bem como a equipe de produção do MackPlay.
Live especial
No dia 21 de março, quinta-feira, para falar um pouco mais de todo esse trabalho e experiência, acontecerá a Live Amazon Vida Teen, contando os bastidores da expedição e da gravação do documentário! A transmissão será a partir das 10h, no perfil do MackPlay no Instagram (@mackplayoficial).
De acordo com Osmar Guerra, coordenador do MackPlay, a live “será o palco para depoimentos exclusivos dos bastidores da expedição de 2023, que comemora os dez anos do projeto. Eles compartilharão o processo de produção do documentário, suas experiências, desafios e aprendizados”.
Para ele, todo o trabalho desenvolvido com as comunidades visitadas – Igarapé Açu, Camará, Saracá, Vila do Corinthians e Bujaru –, alcançadas com o barco hospital J.J. Mesquita, que possui consultório odontológico, quartos e consultórios médicos, é fundamental, tanto para os integrantes da expedição, quanto para os moradores das comunidades ribeirinhas do Rio Negro.
“Foi emocionante e desafiador acompanhar e participar desse trabalho que trata do cuidado das pessoas e do meio ambiente. A gente pensa que vai até lá para doar e oferecer serviços e, ao final, recebemos tanto que nos sentimos transformados”, diz Guerra.
E adiciona, “convido você a acompanhar a live, e a assistir ao documentário. Mais que isso, inscreva-se também no programa do SER SOCIAL para participar da próxima expedição, prepare-se para se emocionar e se conectar com pessoas e histórias incríveis”, encerra o coordenador do MackPlay.
Confira o documentário na íntegra abaixo: