Cerimônia do Jaleco promovida pela FEMPAR simboliza o compromisso de futuros médicos com a sociedade

Compartilhe nas Redes Sociais
Antes de receberem seus primeiros jalecos, estudantes juraram atuar com ética, respeito e responsabilidade social.

17.07.2024


O ritual se repete a cada nova turma de Medicina que ingressa na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e não poderia ser diferente com a 75° turma, ao término do primeiro semestre de 2024. Os 65 acadêmicos, acompanhados por seus amigos e familiares, participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco, que aconteceu no auditório da Associação Médica do Paraná (AMP).

O evento é carregado de significados, ao representar o início de uma nova jornada para os calouros de Medicina. Antes de receberem os seus primeiros jalecos, os estudantes fizeram um juramento de sempre atuarem com ética e respeito perante colegas e professores, além de prestarem aos seus futuros pacientes um tratamento humanizado e com responsabilidade social. 

“É um momento especial para todos os envolvidos, estudantes, familiares e toda a comunidade acadêmica. O jaleco tem uma simbologia muito forte, que vai além de ser um instrumento de segurança da profissão. É um símbolo da missão que todo médico carrega, que é cuidar do próximo”, salienta a diretora da FEMPAR, Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas.

Além da diretora, compuseram a mesa diretiva do evento, o diretor de Infraestrutura e Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Luiz Roberto Martins Rocha; o presidente da AMP, José Fernando Macedo; o coordenador do curso de Medicina da FEMPAR, Dr. Luiz Martins Collaço; o coordenador de pós-graduação Lato Sensu da FEMPAR e diretor Científico e Cultural da AMP, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho; e o capelão Hilário Batista da Silva Junior.

Educar e cuidar

A missão do IPM é educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada. O curso de Medicina da FEMPAR exprime com excelência essa missão, pois educa futuros profissionais médicos para cuidarem de seres humanos desde o nascimento até a velhice.

“Nossos estudantes recebem uma formação de qualidade, que não é apenas técnica e científica. Ensinamos também o papel social que têm os profissionais da medicina, com valores e princípios”, afirma dra. Carmen.

Para a formação de profissionais de excelência, a FEMPAR oferece uma estrutura avançada, com novas tecnologias, modernos laboratórios e campo de estágios no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que é o maior prestador SUS do estado do Paraná e conta com todas as linhas de cuidado, até a alta complexidade.

A Cerimônia do Jaleco marca o início dessa jornada, que transforma a realidade dos estudantes e impacta positivamente na sociedade, com foco em salvar vidas e cuidar da saúde da população.