24.02.2023 Pesquisa e Inovação
O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré preocupa-se com a preparação de seus alunos em um contexto cada vez mais globalizado. Por conta disso, a unidade conta com diversos programas bilíngues realizados no contraturno escolar, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência no aprendizado de um novo idioma a seus alunos. A qualidade do programa fez com que, em 2023, registrasse um aumento de estudantes matriculados no programa.
Esse aumento é relacionado a diversos critérios de destaque como a excelência de ensino, no que se refere a tradição da escola na região, e a parceria com a Missouri Of University, uma das mais completas dos Estados Unidos. Além disso, a qualificada formação, a qualidade do corpo docente tem se mostrado um grande diferencial aos pais e alunos. Este empenho é refletido em aulas engajadas, e em atividades que promovem uma experiência singular aos estudantes;
O Mackenzie oferece um grande planejamento integrado, que promove uma estrutura interdisciplinar com metodologias exclusivas a cada um dos programas. Outro diferencial é a carga horária estendida, somada às facilidades que o campus oferece.
Com todos esses pontos, os pais e responsáveis ficam tranquilos em relação a alimentação, segurança e monitoria, assim como a comodidade para aos estudantes realizarem todas as atividades no mesmo ambiente escolar.
Sobre a Internacionalização
De acordo com a edição de 2022 do Índice de Proficiência em inglês da English First (EF), o Brasil está em 58º lugar no nível de proficiência em inglês. Com isso, dominar o idioma é uma forma de se destacar em processos seletivos e conhecer novos povos. Portanto, falar inglês não é apenas um diferencial, mas uma preocupação do CPM. Desse modo, atividades bilíngues oferecidas aos mackenzistas desenvolvem as habilidades sociais e acadêmicas, promovendo desafios, interpretação e resolução de problemas.
Foi pensando nisso que o CPM Tamboré trouxe os programas bilíngues. A estrutura veio em prol do desenvolvimento linguístico, cultural, social e histórico. A iniciativa contempla abordagem mais abrangente e inclusiva que as escolas de idiomas, de forma imersiva, com atividades diversas e plurais. Os programas são divididos de acordo com as idades dos alunos, com estruturas diferenciadas.
O Mack School, voltado para alunos do 5° anos, é aplicado com diferentes metodologias, como STEAM e Content and language integrated learning (CLIL). O programa acontece no contraturno das aulas regulares, proporcionando conhecimento da Língua Inglesa, acompanhamento pedagógico e estudo dirigido em todos os dias da semana.
Nesta linha, alunos do 6° ao 8° ano participam do Middle School. Neste caso, a iniciativa interdisciplinar ocorre em dois dias da semana, no período vespertino. Nela, o aluno percorre uma trilha de estudos com temáticas selecionadas da agenda Global Issues, da Organização das Nações Unidas (ONU).
O programa High School, por sua vez, é voltado ao 9° ano e Ensino Médio. A ação é estruturada no modelo curricular americano, cursado simultaneamente com o currículo brasileiro, que permite assim a dupla certificação. Por meio dela, os alunos vivenciam o intercâmbio cultural com aulas ministradas por professores nativos sem sair do seu país.