Colégio Mackenzie São Paulo premia redações sobre Marechal Rondon

Compartilhe nas Redes Sociais
Alunos do Ensino Fundamental II e Médio foram premiados com o livro Rondon, o marechal da paz

23.11.2022 Atualidades


O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo premiou, na terça-feira, 22 de novembro, as redações feitas pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio sobre o Marechal Rondon. O autor do livro Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói contada por meio da Filatelia, Maurício Melo de Meneses, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), esteve presente no evento e palestrou para os estudantes.

“São duas vertentes: resgatar a história do Marechal Rondon e incentivar concursos para que os alunos possam melhorar sua atividade de escrita, usando a vida, obra e valores de Rondon”, falou o autor sobre a finalidade do livro.

Para o presidente do IPM, Milton Flávio Moura, Marechal Rondon foi um brasileiro exemplar e sua contribuição deve ser conhecida pelos alunos. “É uma valorização que estamos fazendo com um conjunto de competências fundamentais para o futuro dos nossos alunos, seja o conhecimento histórico, da língua portuguesa, dos movimentos geográficos”, disse.

O projeto das redações teve início no primeiro semestre, no qual os alunos estudaram e tiveram aulas preparatórias para a produção dos textos. “O livro ‘Rondon, o marechal da paz’ chegou em um momento muito oportuno, junto com o projeto das redações, então nós integramos as áreas de História e Língua Portuguesa”, contou a diretora da educação básica do CPM, Márcia Regis.

A diretora também destacou a importância do livro para o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. “Não só de vocabulário e da história, mas o próprio livro pôde ser indicado como uma das literaturas na redação do ENEM”, disse Márcia Regis.

A superintendente de Ensino Técnico e Básico do IPM, Márcia Braz, definiu como um “tiro certeiro” o uso do livro ‘Rondon, o marechal da paz’ como repertório para a redação do ENEM. “Muito mais que um objetivo acadêmico, as biografias têm um objetivo de vida e um impacto significativo na vida do leitor, não só por inspirar, mas por levar o olhar para o futuro”, afirmou.

Ao todo, 30 alunos foram premiados e os três primeiros lugares de cada categoria ganharam um livro autografado pelo autor.

Confira os vencedores:

Alunos do Ensino Fundamental II - 6º e 7º ano 
Categoria: Poema 

1º - Júlia Cerqueira Aguiar  

2º - Daniel Carvalho Lima  

3º - Maria Eduarda Bezerra 

4º - Júlia Silva Oliveira  

5º - Rafaela Canto e Oliva  

6º - Luiza Roismann Salvatore 

7º - Maria Paula Fontes Carneiro  

8º - Matheus Pereira de Lima  

9º - Anita Souza Henriques  

10º - Sara Batista Cunha

Alunos do Ensino Fundamental II - 8º e 9º ano 
Categoria: Crônica 

1º - Nicolas Min Soo Jun  

2º - Isabella de Carvalho Araújo  

3º - Gregório Ribeiro Sant'anna 

4º - Ana Malta Campos de Souza 

5º - Laura Sousa de Sales  

6º - Luiza Perico Patriani  

7º - Sofia Vieira Nunes dos Santos  

8º - Isabella Teixeira Caetano  

9º - Victoria Ha Lim Lee 

10º - Cristiano Augusto Pereira de Mattos

Alunos do Ensino Médio- 1ª a 3ª série 
Categoria: Artigo de opinião 

1º - Júlia Puglielli Ferreira 

2º - Nicolas Machado Dalmolim 

3º - Johanna Tscherne Bof 

4º - Luíza Areias Lopes 

5º - Alice Malheiros Garcia 

6º - Maria Fernanda Cester 

7º - Daniel Saboia Telles Machado 

8º - Daniel de Souza Alvez Soares 

9º - Nicole Cristina Mais Bastos 

10º - Julianna Felício Lima