Como combater a procrastinação no ambiente de trabalho

Compartilhe nas Redes Sociais

02.09.2024


De acordo com o dicionário Michaelis, o termo procrastinar refere-se a deixar para outro dia ou para depois; adiar, delongar, postergar. A ação de procrastinar pode parecer reconfortante momentaneamente, mas, a longo prazo, os deveres começam a acumular, gerando estresse e ansiedade. É importante lembrar que a procrastinação não é a mesma coisa que preguiça - o procrastinador realiza o hábito como mecanismo de defesa para evitar ou aliviar possíveis cenários que são potencialmente estressantes. O problema é que o ato de postergar tarefas acaba gerando mais estresse, que por sua vez, também é um dos gatilhos da ansiedade. Com algumas estratégias e um pouco de prática, é possível superar esse mal hábito e melhorar significativamente o rendimento diário. A seguir, exploramos algumas dessas estratégias. Entenda as razões da procrastinação

Identificar as causas da procrastinação é o primeiro passo para superá-la. Os fatores envolvidos são os mais variados e individuais, podendo ser relacionados com falta de interesse, perfeccionismo, insegurança ou até expectativas irrealistas. Por isso, saber e reconhecer o sentimento e trabalhar com atributos como autoestima e inteligência emocional, além de encontrar quais estratégias são mais apropriadas para combater o hábito de postergar tarefas é fundamental.

Leia também:Academia Corporativa Mackenzie: conheça 7 cursos essenciais da plataforma

Simplifique as tarefas

Uma das razões para a procrastinação é a percepção de que as tarefas são grandes e complexas. Para evitar essa sensação, uma técnica eficaz é simplificar uma grande tarefa em partes menores, o que irá facilitar o processo e proporcionará um sentimento de progresso a cada etapa concluída. É possível trabalhar com auxílio de um bloco de notas ou outra ferramenta similar, ao anotar cada passo de uma tarefa e riscar cada vez que um item for realizado.

Foco na produtividade

Manter o foco na produtividade exige um ambiente de trabalho livre de distrações. O uso de métodos como a técnica Pomodoro, onde se trabalha por 25 minutos e faz pequenas pausas, tende a ser extremamente útil para manter o foco e evitar ocasionais interferências. O ambiente também influencia diretamente na produtividade, por isso, procure manter o ambiente limpo, com boa iluminação e água por perto - mas afaste o celular da sua mesa de trabalho sempre que for possível.

Outra maneira de manter a produtividade é testar diferentes estratégias - por exemplo, com uma playlist específica para aumentar a concentração, silenciar notificações do celular ou tentar variar o local de trabalho.

Celebração das vitórias

Celebrar pequenas vitórias é uma maneira eficaz de combater a procrastinação. Estabelecer recompensas ao concluir tarefas ou atingir metas, aumenta a motivação. Pequenas pausas para um café ou uma caminhada curta após a conclusão de uma tarefa importante podem servir como incentivos para continuar progredindo. Ter o hábito de reconhecer os esforços e o que foi conquistado, mesmo que não pareça ser algo tão significativo é o primeiro passo. Tenha certeza que por menor que passo seja ainda é importante, e todas as tarefas contribuem para o crescimento e jornada. Por isso, valorize e celebre suas vitórias!

Torne o processo divertido

Algumas pessoas dizem que aproveitar o caminho é mais importante do que chegar ao destino. Para alguém que está buscando superar o hábito da procrastinação, é importante ter disposição para aprender, tentar diferentes estratégias e alcançar resultados. Apesar de desafiador, a jornada de adaptação também pode ser recompensadora e contribuir com as habilidades profissionais.

Leia também:Mindset: o que é e como ele afeta sua vida profissional