18.01.2024
No dia 18 de janeiro, é celebrado no Brasil o Dia da Universidade. A data desperta atenção para o importante papel desempenhado pelas instituições de ensino na formação de profissionais e estagiários de diferentes segmentos, acadêmicos e pesquisadores.
Além de ser uma oportunidade para celebrar as conquistas acadêmicas, o Dia da Universidade traz à tona a importância das comunidades universitárias, principalmente o vínculo entre a instituição e seus alunos. Com mais de 153 anos de atuação da área de formação e especialização acadêmica no Brasil, diversos estudantes e colaboradores foram moldados pela história de sucesso do Mackenzie.
Nova geração
Um exemplo atual de reconhecimento é da estudante do 7º período de Jornalismo, no Mackenzie, e estagiária no setor de Compliance (GERCO) da UPM, Verônica de Carvalho Lopes Choucair. Ao entrar na instituição por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a jovem saiu de sua cidade natal, Cuiabá, e iniciou sua graduação na área. Desde nova, já sabia que a área de comunicação seria a escolhida, e assim que pisou os pés na faculdade, se apaixonou pelo curso.
Outro exemplo é de Nathan Augusto, também aluno de Jornalismo no 7º semestre, e estagiário da Superintendência de Comunicação (SUCOM), que atua na área de Conteúdo, colaborando com o Portal Mackenzie e outras mídias.
Estágio
Como processo fundamental para a conclusão de qualquer curso de graduação, a escolha do estágio ideal nem sempre é fácil. No entanto, para Verônica, o desejo de fazer parte do estágio já veio desde o início do curso e, ao conhecer as oportunidades disponíveis para os alunos do Mackenzie, se encantou. "Depois do período do processo seletivo, acabei sendo convidada pelo meu atual gestor para ajudá-lo na área de comunicação da GERCO. Toda essa transição foi super tranquila", afirma.
Nathan também destaca os benefícios do estágio e da instituição. “Aqui, estou repleto de experiências únicas, além de produzir conteúdos para a área externa do site, também tenho a possibilidade de auxiliar na cobertura de eventos institucionais e realizar trabalhos de pesquisa. Fora isso, os alunos, a instituição, a infraestrutura, tudo é muito marcante”, completa.
Espírito mackenzista
Durante todo o processo de formação de seus alunos, o espírito mackenzista é presente. Entre seus colaboradores, a percepção do que significa fazer parte da instituição, apesar de ser diferente para cada um, é positiva. "Eu acredito que o espírito mackenzista te faz sentir parte de um todo. Mesmo durante o período de férias, quando não estamos presencialmente aqui, sentimos falta do coletivo", afirma Nathan. Para Verônica, a essência do Mackenzie é "ser ético, dar valor ao mundo à sua volta, ao próximo, e sempre disposto a aprender, ajudar e a crescer."