Dia dos Professores: o papel do educador na visão de uma docente

Compartilhe nas Redes Sociais
“Sem professor, não há nenhuma outra profissão”, afirma Regina Brito, professora da Pós-Graduação em Letras do CCL  

11.10.2023


Em 15 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Professor. A data ressalta o importante papel dos educadores no desenvolvimento e na formação de profissionais capacitados e engajados.

A dedicação e compromisso com a nova geração, muitas vezes, se transformam em reconhecimento fora das salas de aula. “Para mim, é um privilégio fazer parte da etapa formativa da vida de alguém. Fico muito feliz quando reencontro alunos, ou sou reconhecida como professora nos lugares mais inesperados: no shopping, numa viagem de férias”, destaca Regina Brito, docente da Pós-Graduação em Letras, do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral na Universidade Minho, em Portugal.  

Papel do professor

“O aluno é a síntese da nossa carreira”, afirma a profissional. Segundo relata, durante sua trajetória, teve a oportunidade de lecionar para alunos em diferentes estágios acadêmicos – da educação básica até o pós-doutorado, alguns, inclusive, tornaram-se colegas na UPM. “Acompanhar o desenvolvimento do aluno, seu crescimento, suas conquistas profissionais e mesmo pessoais resumem a essência de ser professora – é a certeza de ter escolhido o melhor caminho profissional”. 

Além de ter passado pelo ensino fundamental e médio, Regina atua na graduação e nos cursos de mestrado e doutorado, auxiliando no processo de formação de novos professores, o que, segundo conta, é o melhor da profissão. “Contribuir com a formação de uma nova geração de educadores é muito gratificante. Sem professor, não há nenhuma outra profissão”, enfatiza. 

Inspiração e esperança

O caminho de um profissional da educação sempre é impactado por aqueles que fazem parte do processo educativo. Dois dos principais atributos do professor são a esperança e a inspiração. “Esperança, no seu trabalho e na possibilidade de impactar positivamente a realidade; esperança no poder transformador, que é metáfora de educar. Não há educação que não seja transformadora ”, salienta. 

A confiança é outra característica destacada pela docente. De acordo com Regina, confiar em seu trabalho e na sua capacidade de realizar os sonhos dos outros é fundamental para qualquer um que atue na área. “As vivências dos professores são muito particulares, e um desses fatores é a crença nas pessoas, e acreditar que podemos mudar e contribuir para um mundo mais humano, mais solidário”. 

Nesta data, o Mackenzie parabeniza a todos os professores e educadores que fazem parte da instituição e a todos os que por aqui passaram, como alunos e como profissionais. Este é um momento não apenas para expressar gratidão, mas também para reafirmar o compromisso com a educação como um passo essencial para o sucesso organizacional e individual.