Entenda o processo de adaptação para crianças da Educação Infantil

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A foto mostra uma criança sentada no chão, com um livro aberto. Ao seu lado tem uma mochila. A criança está usando máscara contra a covid-19.
Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré estabelece estratégias para facilitar adaptação das crianças

08.03.2022


A entrada da criança na escola gera grandes expectativas, tanto por parte dos pais como das próprias crianças. Conhecer pessoas novas e estar em um contexto diferente do familiar são fatores que podem causar insegurança nas crianças nos primeiros dias de aula. Por isso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) unidade Tamboré estabeleceu uma série de estratégias para facilitar o processo de adaptação dos alunos da Educação Infantil.  

O início das aulas para os alunos de 3 anos é especial, com atividades diferenciadas e um horário reduzido para as crianças se habituarem com a nova rotina. Já os alunos maiores, além de participar de uma agenda diversa, são avaliados e, se necessário, podem cumprir um horário diferente, nesse período inicial, com o objetivo de facilitar a adaptação e fortalecer a segurança emocional. De acordo com Vanessa Moreira, coordenadora da Educação Infantil e 1º ano, “é muito importante lembrar que cada criança tem o seu período de adaptação e precisamos estar atentos à necessidade de cada um”.  

Apesar da programação ser diferente para cada faixa etária, ela tem o mesmo objetivo: o de adaptar as crianças ao ambiente escolar com calma e segurança - promovendo a socialização e integração dos alunos, e, consequentemente, garantindo a tranquilidade dos pais ao saber do bem-estar de seus filhos. “Como temos um espaço que nos favorece com muitas áreas ao ar livre, fazemos uso destes espaços a fim de tornar as atividades mais descontraídas e atrativas”, comenta a coordenadora. 

A preocupação com o período de adaptação escolar sempre foi pauta no Mackenzie, mas com o início da pandemia, alguns protocolos foram acrescentados à rotina, como o uso de máscaras, higiene mais frequente das mãos e uso de álcool em gel. “As crianças nos surpreendem com a facilidade que possuem em se adaptar às novas situações e têm adotado os protocolos, o que evita transtornos e nos dá a segurança para tê-los presencialmente na escola”, completa.  

Com professores atentos ao início da trajetória educacional de cada aluno, as crianças passam a se identificar com o ambiente escolar - o que contribui para um desenvolvimento saudável, não só na sala de aula, mas também em casa. “Os pais têm papel fundamental neste momento de adaptação. Se demonstrarem confiança e segurança na escola e na equipe de profissionais, a criança se sentirá segura e confiante também, o que interfere diretamente na adaptação. Ou seja, quando os pais se demonstram confiantes, os filhos se adaptam mais fácil”, finaliza. 

"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" Provérbios 3:5-6 ARA