11.09.2023
A ética e a cordialidade no ambiente de trabalho desempenham um papel fundamental na construção de um clima organizacional saudável e produtivo. Agir de maneira profissional e adequada promove a confiança e a colaboração entre os membros da equipe.
Ao aplicar valores éticos, cumprir as normas e regulamentos exigidos pela empresa, comportando-se de maneira profissional e cordial, os benefícios são mútuos, pois, contribui para o crescimento da companhia, ao mesmo tempo que é vital para o sucesso individual. Confira abaixo dicas de como se desenvolver no ambiente de trabalho.
Relação entre os colaboradores e a empresa
Uma das formas mais eficazes de trabalhar o comportamento cordial e profissional dos liderados é dando o exemplo. Gestores e líderes devem ter comportamentos éticos e agir como modelos a ser seguidos.
A comunicação aberta e transparente entre os colaboradores e a empresa também é fundamental para desenvolver a ética no ambiente de trabalho. Os funcionários devem sentir-se à vontade para relatar preocupações, sem medo de retaliação. Estabelecer canais de denúncia seguros e confidenciais pode ser uma maneira eficaz de incentivar a comunicação e resolver problemas antes que se tornem graves.
Soft skills
O termo soft skills, cunhado por um estudioso americano, se refere às habilidades emocionais desenvolvidas no ambiente corporativo. Tudo aquilo que não puder ser certificado por um diploma se encaixa na categoria, como inteligência emocional, empatia, resolução de conflito e outros.
Um ambiente de trabalho que estimula o desenvolvimento pessoal e que valoriza as habilidades comportamentais tende a ser mais produtivo e profissional, contando com colaboradores mais capacitados e prontos para encarar o dia a dia, tornando-se mais éticos e resolutos.
Treinamentos
As empresas podem promover a ética no ambiente de trabalho ao realizar programas de treinamento e de conscientização. Esses podem abordar temas como resolução de conflitos interpessoais, conduta adequada nas interações internas, com pares, clientes e fornecedores, entre outros assuntos. Ao educar os funcionários a respeito de questões éticas, as equipes tendem a tomar decisões adequadas e salutares.
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