Faculdade de Direito recebe homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo

Compartilhe nas Redes Sociais
Honraria foi entregue por conta do aniversário de 70 anos da unidade acadêmica do Mackenzie

23.10.2023 Universidade


A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta sexta-feira, 20 de outubro, em evento realizado no Plenário Juscelino Kubitschek, por conta do aniversário de 70 anos da Unidade Acadêmica. 
 
A cerimônia foi protocolada pelo deputado Thiago Auricchio, com a coparticipação de Lucas Bove, e contou com o apoio do presidente da Alesp, André do Prado. No ato, foram homenageados antigos diretores da FDir, como o atual pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Felipe Chiarello, e Nuncio Theophilo Neto, desembargador e professor mackenzista.
 
“Todos nós do estado de São Paulo temos uma gratidão enorme por tudo o que o Mackenzie faz, formando profissionais do mais alto nível, preparando pessoas, em todas as áreas do conhecimento, para construir um mundo melhor”, disse o presidente da Casa Legislativa, André do Prado, que é casado com Clarissa Duarte do Prado, formada em jornalismo na UPM e atualmente estudante de Direito no Mackenzie. “Eu posso entender um pouco da felicidade e orgulho dos mackenzistas de estar dentro desta instituição”, declarou o presidente.
 
A cerimônia contou com a presença de diversos estudantes mackenzistas e foi a eles que o deputado Thiago Auricchio se dirigiu. “Eu não sou mackenzista, mas tenho uma grande admiração pela instituição e pela FDir. A gente nunca deve parar de estudar, principalmente no Direito, pois é uma área que sempre muda. Se a gente não acompanhar, o mercado nos deixa para trás”, disse. 
 
Já Lucas Bove relembrou que é mackenzista e também falou diretamente aos alunos presentes. “Quero deixar o convite para que vocês voltem a essa casa de leis. Queremos ter essa aproximação, pois a classe política ficou distante das pessoas por muito tempo. Isso está mudando, graças à internet e às redes sociais, mas é importante manter essa proximidade com a sociedade”, destacou. 
 
A aproximação entre Alesp e a FDir foi um dos principais tópicos defendidos pelo diretor da FDir, Gianpaolo Poggio Smanio, que convidou os deputados para futuras palestras na Instituição. “É muito importante mostrar para nossos alunos a força da democracia do Brasil e de São Paulo, para que eles vejam e entendam a importância da democracia em nossa sociedade”, afirmou.
 
Smanio foi o responsável por receber a placa comemorativa entregue pelos deputados. Ele disse estar muito honrado em ser o diretor da unidade acadêmica em uma data tão significativa e destacou a importância daqueles que o antecederam. “A gente não pode deixar de reconhecer o legado de quem esteve à frente do Mackenzie no passado. Hoje damos continuidade a esse trabalho feito há 70 anos. Isso é Mackenzie”, afirmou. 
 
O capelão do Mackenzie, José Carlos Piacente, representando a Chanceleria do Mackenzie, destacou a importância da palavra consciência. “Aos elogios deste mundo, eu prefiro os aplausos da consciência. Nós chegamos até aqui, pois sabemos que temos a nossa consciência pura, limpa, pois fizemos o nosso melhor, e ela nos faz recordar da nossa história”, apontou. 
 
O diretor de Educação, José Paulo Fernandes Júnior, representante da Diretoria Executiva do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), apontou a importância da gratidão. “O nosso curso de Direito é uma referência nacional e internacional. A nossa instituição sempre quebrou paradigmas, com o enfoque dos valores e da formação integral dos cidadãos. A gratidão é a memória do coração e esse ato ficará para sempre gravado na história da nossa instituição”, declarou. 
 
Além de homenageado, o pró-reitor Felipe Chiarello representou a reitoria da UPM e destacou a presença dos professores da FDir na sede da Alesp. “Eu sempre penso no quanto esse amor e essa sensação de pertencimento, que passa por toda essa história, passa também pelas pessoas que constroem o dia a dia dessa instituição”. 
 
Os alunos presentes no plenário da Alesp acompanharam também uma aula sobre O papel das comissões parlamentares como forma de racionalização do processo legislativo, com o professor Ricardo Libel Waldman.
 
Também estiveram presentes no evento, além das autoridades mencionadas, as mackenzistas: a coordenadora do curso de Direito, Renata da Rocha; a coordenadora de extensão da FDir, Bruna Azzari; e a representante da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo, Ana Cláudia Silva Scalquette.