Mackenzie Brasília representará o Brasil no Mundial on-line de Nado Artístico

Compartilhe nas Redes Sociais
Atleta do Ensino Médio participará de uma das competições mais importantes do mundo

13.07.2020 Esporte


A aluna do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) e atleta de Nado Artístico, Alice Tenório, representará o Brasil no Mundial de Nado Artístico. Será a primeira edição on-line do campeonato internacional promovido pela União Americana de Natação (UANA), o UANA Worldwide Virtual Games, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho, a partir das 11h. A estudante foi convocada após conseguir o primeiro lugar na Seletiva Virtual da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CDBA), em 11 de junho, e vestirá o uniforme nacional para competir na categoria Juvenil. O formato digital é inédito e tem sido adotado devido ao contexto de excepcionalidade provocado pela pandemia do novo coronavírus. 

Conforme as regras da seletiva, apenas as nadadoras com a melhor pontuação foram escolhidas para a disputa internacional. Alice venceu grandes clubes, como o Fluminense, o Tijuca Tênis Clube e o Paineiras, que têm tradição em eventos maiores. “Estou muito animada com a competição e sei que vou encontrar, mesmo virtualmente, pessoas de diversos lugares do mundo, de diversos idiomas e técnicas de treino diferentes do nosso”, contou a atleta, que prometeu reforçar os treinamentos para obter um bom resultado na competição. 

Participaram também da seletiva, com ótimos resultados, as estudantes Ana Clara Machado, que ficou em 5º lugar no Juvenil, e Vitória Diegues Brasil, 3º lugar no Júnior.

O campeonato será realizado por meio de videoconferência e os representantes de cada país precisarão apresentar movimentos de equilíbrio e controle corporal, flexibilidade, força e condicionamento físico. Os juízes avaliarão a resistência, a precisão nas posições, a execução de cada movimento, a facilidade na performance, a estabilidade, a extensão, o movimento uniforme, como a energia é distribuída e outros fatores com máximo rigor. “É esperado que os atletas fluam de um exercício para o outro, eficientemente, levando um mínimo de tempo para a recuperação”, explica o documento com as regras oficiais.

“A preparação para esta seletiva foi bem diferente, principalmente porque estávamos longe fisicamente da nossa técnica, Simone. Os treinos foram mais focados nos movimentos pedidos na seletiva, que exigiam bastante flexibilidade e força.Tivemos alguns problemas técnicos como áudio travando, internet caindo, mas nos adaptamos e conseguimos treinar”, comentou Alice.

Simone Formiga é a técnica de Nado Artístico do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional, responsável por feitos importantes à frente do time, em torneios dentro e fora do Brasil. “Estamos muito felizes e gratas a Deus com o resultado. Representar o Brasil emum mundial  é uma responsabilidade muito grande”, disse a professora.