21.07.2023 Mundo
A Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) encerrou nesta quinta-feira, 20 de julho, o curso Study Abroad, de curta duração, cujo objetivo é ser ministrado totalmente em inglês para estudantes de todos os cursos mackenzistas.
O curso foi iniciado em maio e tinha como tema Gestão de Água, Sustentabilidade e Poluição: impactos e soluções em benefícios do meio ambiente e das comunidades tradicionais do Brasil. Todas as aulas foram ministradas em inglês.
De acordo com o coordenador da COI, professor Pedro Buck, o curso possibilita a democratização da internacionalização, que vai muito além de apenas realizar um intercâmbio. “A gente permite que diversos alunos, independente do contexto econômico, social e profissional daquele momento, a possibilidade de internacionalizar. Esse é o principal ponto: viabilizar a internacionalização para todos”, declarou.
O curso teve como foco a compreensão dos impactos ambientais, sociais (bem-estar e econômicos) e técnicos da poluição e tratamento da água no estado de São Paulo. Foram cinco módulos, que incluíam aulas teóricas, visitas técnicas e aulas práticas, que permitiram aos estudantes uma imersão na cultura e sociedade brasileira.
Ao fim do curso, os participantes foram convidados a propor soluções inovadoras para melhorar o impacto social da poluição da água na região.
Participação estrangeira
O curso de inverno contou com a presença e participação de uma aluna norte-americana, Sarah Maria Cinco, da Rice University, localizada no Texas. Ela veio para o curso pois acredita que o Brasil é o país que está na liderança das questões ambientais globais e um dos que mais tem conhecimentos técnicos para contribuir para a desaceleração das mudanças climáticas.
“Nos EUA, nós vemos o Brasil como líder mundial nas questões ambientais, por conta da Amazônia e das políticas ambientais que não existem por lá”, declarou a estudante, que está no país há oito semanas.
Sarah Cinco veio para o Brasil por um programa da Rice University que incentiva o intercâmbio com foco social, para trabalho voluntário, por exemplo. “Eu queria aprender uma outra cultura e um novo idioma, além da oportunidade de crescimento pessoal, pois pude ser um pouco mais independente por ficar aqui no país sem a minha família”, afirmou.
O professor Pedro Buck celebrou a presença da estudante norte-americana no curso, pois deu a oportunidade de uma melhor transculturalidade. “Vir alguém de fora permitiu que os nossos alunos praticassem um novo idioma, conhecessem uma nova cultura e passassem a ver o Brasil e São Paulo de uma outra forma. Assim, eles se tornarão profissionais mais robustos, mais bem estruturados”, finalizou o professor.