25.10.2021
O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo tem se dedicado ao Projeto MackInFono, um informativo cujo objetivo principal é dividir conhecimentos científicos pertinentes ao âmbito escolar, permitindo ao leitor buscar um aprofundamento nos assuntos abordados com links de referência adicionados ao conteúdo. O boletim é compartilhado com todos os colaboradores, pais e responsáveis pelos alunos do CPM.
A fonoaudióloga do colégio, Regiane Arruda, explica que temas como dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista são abordados no projeto a partir de referências, matérias e conteúdos científicos atualizados. “Assim, contribuindo para a promoção de responsabilidade social, inclusão e equidade de oportunidades”, afirma.
Para a fonoaudióloga, a veiculação do informativo MackInFono contribui para que o conhecimento do leitor seja ampliado. Ela ainda caracteriza como um benefício do projeto a colaboração para que as dificuldades ou transtornos no processo de aprendizagem sejam identificados, diagnosticados e tratados de forma assertiva. “Além disso, o MackInFono oferece informações que auxiliam no processo de inclusão escolar”, relata Regiane.
A fonoaudiologia e o desenvolvimento das crianças e adolescentes
De acordo com a colaboradora, a fonoaudiologia - como parte da equipe pedagógica - agrega conhecimentos específicos e contribui para a elaboração de estratégias educacionais que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem.
“Otimiza o manejo das situações de dificuldades relacionadas à aquisição da escrita, alterações na oralidade, comprometimentos vocais, problemas auditivos e distúrbios das estruturas e funções estomatognáticas”, acrescenta a fonoaudióloga.
Trabalho personalizado
Regiane conta, ainda, que existe um trabalho muito próximo realizado com os alunos para cada segmento da Educação Básica, com diferentes projetos de atuação atendendo às demandas e especificidades de cada faixa etária.
Para a Educação Infantil e 1º anos, por exemplo, existe a Triagem Fonoaudiológica, com o objetivo de detectar possíveis distúrbios da linguagem oral, da fala, audição e funções estomatognáticas que possam interferir no processo de alfabetização do aluno. "A partir dos achados, juntamente com as orientadoras educacionais, são realizadas orientações às famílias e encaminhamentos pertinentes, quando necessário", pontua ela.
Já para o Ensino Fundamental l, ll e Ensino Médio, é feito o acompanhamento dos alunos que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem. Essa atuação, diferentemente da prática clínica, consiste em realizar observações em sala de aula, sondagens e alinhamentos com os especialistas externos que acompanham os alunos.
"Minha atuação como fonoaudióloga educacional contribui também para o aperfeiçoamento dos protocolos de aplicação de avaliações, buscando acompanhar e atender às especificidades de cada caso, seja ela uma deficiência ou um transtorno de aprendizagem", destaca Regiane.
Para além do acompanhamento dos alunos, a especialista ainda realiza orientações sobre atenções necessárias com a voz para a equipe de professores o que, juntamente à veiculação do informativo, complementa o quadro de cuidados pertinentes ao âmbito educacional.