Medicina da Fempar alcança nota máxima em avaliação do MEC

Compartilhe nas Redes Sociais
Conquista coloca o curso entre os melhores do país

03.09.2024


O curso de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar) obteve a nota 5 na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC) e se consolidou como um dos melhores do país na atualidade. A equipe técnica, composta por médicos avaliadores, esteve na Fempar entre os dias 14 e 16 de agosto e analisou aspectos da infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica do curso.
 
“Estamos muito orgulhosos de todos os acadêmicos e do corpo docente e administrativo por termos obtido o conceito máximo na avaliação de reconhecimento de Curso do MEC / INEP.  É o reconhecimento de um trabalho sério, comprometido com a formação de competentes profissionais de saúde, unindo o conhecimento teórico com a prática médica, inovação e pesquisa em uma estrutura de última geração”, afirma a diretora geral da Fempar, Dra. Carmen Marcondes Ribas.
 
A cultura do Mackenzie sempre foi a de promover transformação na vida dos cidadãos e da sociedade por meio da educação, agregando inovação e pesquisa a esse legado. Tudo isso pode ser visto no curso de Medicina da Fempar, que possui 55 anos de tradição e, desde 2019, sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) conta com estrutura avançada, novas tecnologias e modernos laboratórios.
 
Para alcançar a nota 5, o instrumento de avaliação do MEC requer que a instituição demonstre um alto nível de inovação, com práticas bem-sucedidas. Exatamente o que a Fempar demonstra em sua estrutura com Ambulatório acadêmico; Biotério; laboratórios de técnicas operatórias, pesquisa avançada, laboratórios de simulação; anfiteatro anatômico  e hospital próprio - o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). 
 
Integração à rede pública de saúde

Inaugurado em 2022, o Ambulatório Acadêmico da Fempar presta atendimento totalmente integrado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus consultórios, duas salas de procedimentos, três salas de triagem e duas amplas salas de metodologias ativas para Educação em Saúde.
 
Um espaço cuidadosamente concebido para garantir a segurança do paciente e a qualidade do cuidado, integrando essas prioridades ao processo de ensino prático. No local são atendidos 1.200 pacientes por mês, nas áreas clínica, cirurgia, pediatria e ginecologia. Na Fempar, a prática é vista como elemento central na formação dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo real do mercado de trabalho 
 
Além do Ambulatório Acadêmico, os estudantes da Fempar têm acesso desde os primeiros períodos a atividades em todos os ambulatórios do complexo de saúde do HUEM, que é o maior prestador SUS do estado do Paraná e é referência  em diversas linhas de cuidado, como gestações de risco, atendimento a queimados, transplantes e urgência e emergência.
 
A integração do curso à rede pública de serviços de saúde também permite atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), proporcionando experiências educacionais em diferentes cenários com foco no trabalho em equipe interprofissional. 
 
“A prática aliada ao aprendizado teórico, com um corpo docente experiente e qualificado, foram aspectos fundamentais para a conquista da nota máxima no MEC. Estamos no seleto grupo das escolas médicas acreditadas no Brasil e agora obtivemos a nota 5 na avaliação do MEC. É a comprovação de nossa excelência e busca constante por melhorias”, enfatiza a diretora geral, dra. Carmen Marcondes Ribas.